sábado, maio 28, 2005

do rraurl.com


a matéria toda
Burning Man – (Nevada, EUA) - Gigante em chamas no deserto americano

A cidade de Black Rock está localizada no deserto de Nevada. Cidade? Na verdade Black Rock City é uma grande planície no deserto sobre um rio extinto; sem água, nem eletricidade muito menos pessoas, mas que durante uma semana por ano é transformado num imenso oásis de cultura alternativa radical.

Sobre o solo árido de Black Rock City é erguida a Playa: É assim chamada a imensa cidade temporária em forma de lua crescente que tem em seu centro a gigante estátua-símbolo de madeira do HOMEM, iluminada por fortes luzes de néon.

A estrutura arquitetônica da Playa acomoda, em acampamentos bem organizados e temáticos, 25 mil habitantes (a quinta maior população do estado de Nevada) em suma, pessoas dispostas a carregar todos os pertences necessários para a sua sobrevivência (água, comida, filtro solar...) e compartilhar experiências onde a regra básica é quebrar convenções e agir criativamente.

O festival Burning Man é um mosaico de estranhas atividades alternativas e de alta tecnologia, entre elas: controlar luzes piscantes nas areias do deserto, tomar choques elétricos com cargas controladas, instalações multimídia que utilizam-se das tempestades de areia, duelo de robôs construídos em oficinas no próprio evento, esculturas cinéticas, teatro experimental... Além de muita música independente: Uma média de 10 festas acontecem a cada noite de festival.

No Burning Man os estilos musicais são diversificados: Rock alternativo, surf-music, ragga-murfin, house, techno e até gabba tem espaço nas infinitas festas. Importantes bandas independentes como o Estradasphere já passaram pelo evento.

No ultimo dia do Burning Man, uma tradicional celebração tem como rito final a queima da estátua-símbolo de 20 metros de altura do HOMEM de madeira. Catch fire, Burning Man.

O festival não permite nenhuma transação em dinheiro, tudo é trocado por meio de escambo.
O planejamento ecológico é tanto que os fiscais das agências do governo federal responsáveis pelo meio ambiente estiveram seis meses depois no local onde o Burning Man 97 foi realizado, e não conseguiram detectar nenhum sinal de sua passagem por lá. TAZ? UTOPIA? Não, apenas o gigante e flamejante ser do deserto: The Burning Man.

Nenhum comentário: