segunda-feira, junho 02, 2008

Pioneiro do rock Bo Diddley morre aos 79 anos

Da Redação
Com AP

O pioneiro do rock Bo Diddley morreu nesta segunda-feira (2) aos 79 anos, de insuficiência cardíaca, em sua casa na Flórida, informou Susan Clary, porta-voz do cantor norte-americano.

Diddley havia sofrido um infarte em agosto de 2007, três meses depois de ter um derrame cerebral durante uma turnê em Iowa, Estados Unidos.

Com a fala debilitada em decorrência do derrame, o músico voltou à Flórida para se recuperar

Um dos grandes nomes do rock e blues, Bo Diddley era conhecido por sua guitarra caseira quadrada, óculos escuros e chapéu preto. O músico entrou para o Hall da Fama do Rock em 1987, ganhou uma estrela na calçada da fama de Hollywood e recebeu um prêmio em homenagem a carreira no Grammy de 1999.

Seu primeiro single, "Bo Diddley", foi lançado em 1955. Suas primeiras gravações foram lançadas pelo selo Chess-Checkers, de Chicago, que também lançou discos de nomes como Chuck Berry.

Entre os sucessos de Bo Diddley estão canções como "Say Man," "You Can't Judge a Book by Its Cover," "Shave and a Haircut," "Uncle John," "Who Do You Love?" e "The Mule".

Artistas como Rolling Stones, Bruce Springsteen, Yardbirds, Buddy Holly, entre outros, foram influenciados pela música de Diddley.

Nascido Ellas Bates em 30 de dezembro de 1928, em McComb, Mississipi, Bo Diddley foi adotado por um primo de sua mãe e assumiu o nome Ellis McDaniel.
Aos cinco anos mudou-se com a família para Chicago, onde aprendeu a tocar violino na Igreja Batista. Aos dez anos, Diddley aprendeu a tocar violão e durante a adolescência se apresentou pelas ruas de Chicago.

Nenhum comentário: