terça-feira, setembro 25, 2007

OSASCO - Juliane Moore e Danny Glover filmam em Osasco

O pátio de trens de Presidente Altino, em Osasco, foi cenário, no último final de semana, para as filmagens de "Blindness", novo longa metragem do diretor brasileiro Fernando Meirelles.

Após ganhar prestígio internacional com os filmes "Cidade de Deus" e o "O Jardineiro Fiel", Meirelles agora traz à telona sua visão para o livro "Ensaio sobre a Cegueira", do escritor português José Saramago.

O filme, previsto para estrear no próximo ano, narra o mistério que acomete um vilarejo onde todos os habitantes, com exceção a mulher de um médico, ficam cegos. No elenco estão nomes de destaque em Hollywood, como Julliane Moore (As Horas), Mark Ruffalo (Zodíaco), Danny Glover (da série Máquina Mortífera) e Gael Garcia Benal (Diários da Motocicleta), entre outros.

O pátio e a linha ferroviária ao redor, que abrigam trens já desativados ou parados para reforma, foram cenário para tomadas em que os personagens andam às cegas, guiados pela mulher.

Embora tenham ocorrido em segredo e não sejam confirmadas nem pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), as filmagens, que contaram com a participação de Julliane, Glover e Rufalo foram flagradas por moradores de um conjunto de prédios nas proximidades.

Uma delas foi Priscila Dias, que fotografou as cenas." Os atores acenavam para os curiosos amistosamente. Fernando Meireles logo apareceu, instruindo o elenco, e a parafernália da equipe ficou estacionada entre os prédios. Por todos os lados viam-se fios e pessoas da equipe correndo de um lado para o outro", relata.

Ela também acompanhou as folgas da equipe. "Mark Rufallo, a cada pausa das filmagens, tirava sua mini-câmera do bolso e filmava os arredores, provavelmente para o seu arquivo pessoal. Já Julianne Moore aparecia sempre acompanhada de alguém que segurava um guarda-sol, para protegê-la do forte calor. Já Glover estava muito concentrado tentando caminhar, como se estivesse cego, pelo terreno irregular da estação", completa.

Segundo ela, ver a "vizinhança" transformada em cenário para um filme de Hollywood foi uma surpresa. "Quem passa diariamente por aqueles trens velhos e enferrujados jamais poderia imaginar que seria utilizado como set de filmagem", diz. Os equipamentos foram recolhidos do local no domingo.

Nenhum comentário: