terça-feira, dezembro 27, 2005

Top francês e dupla britânica de breakbeat são atrações confirmadas para a agenda noturna do ano que vem

MÚSICA ELETRÔNICA

THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL


O 2006 do pop e do rock já está sendo desenhado, com Rolling Stones, U2, Madonna, System of a Down, Santana... Fora das guitarras, a eletrônica também movimenta a agenda do próximo ano.
O Skol Beats, que em 2005 reuniu 57 mil pessoas, já está com a data fechada: 13 de maio. Como no ano passado, sua estrutura utilizará terrenos do complexo do Anhembi e do parque da Aeronáutica, na zona norte de São Paulo. Dois nomes já estão fechados: a dupla britânica Plump DJs (o principal nome do breakbeat) e o holandês Armin van Buuren (trance). O canadense Tiga e a banda norte-americana de disco-punk LCD Soundsystem, a Folha apurou (a organização não confirma), foram convidados para preencher a escalação do evento.
Também como no ano passado, o festival será dividido em palco, três tendas e um trio elétrico. Há a idéia de acrescentar ao evento um espaço para música urbana (black music, rap etc.) e outro para o popularíssimo trance psicodélico, mas isso não está definido.
Ainda em festivais, o Motomix e o Nokia Trends vão ocorrer em 2006 e terão companhia do novo Campari Tecno. O primeiro terá início ainda no primeiro semestre, com uma espécie de seletiva para novos artistas, e culminará com festa em agosto. O segundo deve ocorrer em setembro, num único dia, com várias atrações.
Já o Campari Tecno acontece em 11 de fevereiro em um sítio na Grande São Paulo e trará pela primeira vez ao país o produtor holandês Speedy J., além do inglês Innigo Kennedy e do escocês Vince Watson. DJs nacionais completarão o line up -a marca de bebidas faz em 8 de abril a segunda edição de seu festival destinado ao rock, que terá os DJs franceses de electro Vitalic e David Carretta, além de bandas como Supergrass e Mission of Burma.
A movimentação dos clubes começa logo após o Réveillon. Para 6 de janeiro, o Lov.e negocia a apresentação de Luciano, chileno bem conhecido no minimal tecno. Já no dia seguinte, a corrente minimalista da eletrônica terá outro representante na cidade: o top alemão Michael Mayer, proprietário do importante selo Kompakt, que toca no D-Edge.
O clube da Barra Funda continua com a iniciativa de trazer DJs internacionais de nome: apenas em janeiro, abrirá espaço para a holandesa Isis van der Wel (ou 100% Isis), para o alemão DJ Hell, além de Crispin Dior e Mr. C (dono do clube londrino The End).
Após o Carnaval (que terá o alemão Ian Pooley), o clube fecha para uma reforma de ampliação de espaço. Na reabertura, provavelmente em 9 de março, fará uma grande festa, e o nome convidado será o top francês Laurent Garnier. Mais: Matthew Dear (fevereiro), Freeform Five, M.A.N.D.Y. (ambos em abril), The Glimmers, Trentemöller, o habilidoso alemão Koze e o escocês Ewan Pearson (maio) ganharão os pick-ups do D-Edge.
O tecno de estrutura minimal, gênero que atraiu inúmeros DJs e fãs para si em 2005, será apresentado no Lov.e pelas mãos de Steve Bug (13 de janeiro) e Richie Hawtin (21 de fevereiro). Além desses, o clube terá Cristian Varela (14/1), a festa Los Amigos, em que Marco Carola, Technasia e Christian Smith tocarão juntos (20/1), Misstress Barbara (28/1), Robert Natus e Tiefschwarz (fevereiro). Em 13 de março, o Lov.e abrirá as portas para o top inglês Dave Clarke.
Os belgas 2ManyDJs estão na mira tanto do clube paulistano quanto do festival Skol Beats.
A Circuito começa 2006 com o sérvio Marko Nastic, em 21 de janeiro. O núcleo continua o ano com Pascal F.E.O.S., Oscar Mulero, DJ Rush e os eslovenos Umek & Valentino Kanzyani. A SP Groove traz a São Paulo, em 24 de janeiro, o francês Olivier Giacomotto. No mesmo dia, o Manga Rosa terá o irlandês Phil Kieran.
Voltando um pouco: fevereiro, além do que está reservado aos clubes, pode guardar outra boa surpresa: o lendário grupo Sisters of Mercy negocia show no país. E o francês The Hacker, parceiro de Miss Kittin, vem em abril.
No litoral, o Sirena fará programação especial no Carnaval, com o alemão Sven Väth, a dupla Deep Dish e o inglês Fatboy Slim -este toca também num trio elétrico em Salvador. Antes, em 7 de janeiro, o clube de Maresias recebe o tecno do italiano Mauro Picotto.

Ópera
Saindo da eletrônica, a CIE, responsável pela vinda do guitarrista Santana em 15, 17 e 18 de março, trará a São Paulo as montagens alemãs das óperas "Carmina Burana" e "Aída". As peças, com mais de cem atores, serão apresentadas em uma semana cada uma, no Credicard Hall, em maio.

Nenhum comentário: