sábado, novembro 04, 2006

50 anos de uivos

13 de Outubro de 1955. Six Gallery de San Francisco - um galpão de oficina usado como local de reunião de artistas alternativos. Allen Ginsberg organiza um recital de poesia. O ponto alto da noite acontece quando são lidas as primeiras estrofes de seu poema ''Howl'' (Uivo - leia tradução em português AQUI), que seria publicado no ano seguinte.

''Eu vi os expoentes da minha geração destruídos pela loucura, morrendo de fome, histéricos, nus / arrastando-se pelas ruas do bairro negro de madrugada em busca de uma dose violenta de qualquer coisa...''

A publicação causou enorme escândalo e a censura ordenou a imediata apreensão da obra. Os defensores da primeira emenda da Constituição Americana - “o Congresso não fará nenhuma lei... que restrinja a liberdade de expressão ou de imprensa” - protestaram e um juiz, vendo a importância da obra para sua época, liberou a venda.

A performance foi reprisada em 1956, em escala ampliada, em um auditório em Berkeley. Ali estavam Kenneth Rexroth (convidado para ser o mestre de cerimônias da primeira rodada), Michael McClure. Gary Snyder, Robert Duncan, Philip Whalen e Philip Lamantia. Ginsberg, um dos maiores nomes da cultura contemporânea e que completaria 80 anos em 2006, deu o toque final na poesia norte-americana do século XX. Voz solidária a favor das minorias religiosas e étnicas, foi militante da causa homossexual e preso diversas vezes.

Não fazia segredo de suas idéias libertárias e as críticas corrosivas à política americana lhe renderam uma ação do FBI, que o considerou inimigo público e persona non grata ao país.

Allen Ginsberg, Jack Kerouac e William Burroughs formaram a “nada santíssima trindade” do movimento beat e consta que, juntos, participaram de ““experiências radicais”.

“Oh,Mother, Oh Mother”
Allen Ginsberg nasceu em Newark em 3 de junho de 1926, filho de imigrantes esquerdistas radicais judeus, marxistas, nudistas, feministas e todos os “istas” que sugerissem idéias modernas. Louis Ginsberg, o pai, era poeta e professor. A mãe, Naomi Levy Ginsberg, que começou a enlouquecer quando Allen era criança, foi internada numa clínica psiquátrica e lobotomizada.

Quando a mãe morreu, em 1956, o poema “Kaddish” teve que ser escrito em uma hora e meia, pois não havia gente em número adequado para que o rabino lesse a prece tradicional para relembrar os mortos (o kaddish).

Começa com a expressão da perda e do abandono:

"O mother / what have I left out / O mother / what have I forgotten / O mother / farewell". (oh mãe, oh mãe, o que eu deixei de lado, o que eu esqueci, oh mãe... adeus)

Durante a “Grande Depressão”, a família mudou-se para Paterson, onde Ginsberg terminou os estudos de segundo grau e deciciu estudar Direito. Ganhou uma bolsa da Young Men's Hebrew Association of Paterson to Columbia University, onde se decidiu pelo estudo da língua inglesa. Ali conheceu Jack Kerouac e William Burroughs e Neal Cassady, primeiro companheiro. Em 1943, passou a conviver com o colega Lucien Carr.

Na contramão
Nos entremeios da relação, Carr esteve envolvido na investigação de um caso de assassinato e Ginsberg foi suspenso da faculdade por um ano. Antes de se formar, em 1948, precisou trabalhar como porteiro de edifcio, soldador em estaleiros e lavador de pratos.

Também teve a chamada “falta de sorte” ao lidar com o escritor Herbert Huncke: presos após uma blitz de trânsito, o nome de Ginsberg foi encontrado em papéis deixados no carro, que era roubado. Alegando insanidade, a pena foi comutada para 8 meses de internação numa clínica psiquiátrica, onde encontrou Carl Solomon, um discípulo de Artaud, a quem dedicou, mais tarde, “HOWL!

Voltando a Peterson, conheceu o escritor William Carlos Williams e o jovem poeta Gregory Corso. Militou pela liberação das leis sobre drogas e, junto com Timothy O’Leary e Ken Kesey, foi a figura central do movimento psicodélico. Antes de se devotar por completo à poesia, trabalhou na Newsweek, em Nova York e San Francisco (1951-1953). Em San Francisco, alugou um quarto perto da livraria que publicou HOWL, a Lawrence Ferlinghetti’s City Light Press, com prefácio de Williams.

“Howl”, longo poema em prosa, foi um escândalo pela liguagem crua e explícita. Outra obra importante é "Hadda be Playin' on a Jukebox," poema que relata os acontecimentos mais importantes das décadas de 60 e 70 . “Plutonian Ode” é uma crítica ao armamento nuclear.

Pela paz no mundo
Ginsberg foi finalista para o Pulitzer com Cosmopolitan Greetings: Poems 1986-1992. Com a obra marcada pelo modernismo, ritmos e cadências de jazz, fé budista e ascendência judaica, foi a ponte entre os Beats dos anos 50 e Hippies dos anos 60 (na verdade, foi seu pai espiritual), criador da expressão Flower Power e referência na cultura beatnick. Mente iluminada, participou do evento Human Be-In, em San Francisco (1967), onde foi um dos que conduziu a multidão cantando o mantra OM, pela paz no mundo.

Foi pioneiro na luta pelos direitos dos homossexuais nos Estados Unidos, sempre defendendo a livre expressão. Sua complacência com certas práticas consideradas chocantes é famosa, assim como sua generosidade.

Depois da morte da mãe Ginsberg partiu para uma viagem ao Polo Norte. Foi à India com seu companheiro Peter Orlovsky, viagem inspiradora da coleção “The Change”.
Fez palestras em universidades contra a guerra do Vietnã, marchou contra a C.I.A., contra o xá do Irã e foi preso nos episódios da convenção democrárica em Chicago. Foi deportado de Cuba depois de denunciar o tratamento dado aos homossexuais.

A conversão ao Budismo e a devoção ao guru Chögyam Trungpa mudaram sua vida, sua poesia e seu modo de ver o mundo. Após a morte de Jack Kerouac ajudou a fundar a Kerouac School of Disembodied Poetics no Naropa Institute, uma universidade budista e ensinou lá.

Recebeu prêmios, títulos “Honoris Causa” e criou uma empresa, "Allen Ginsberg Industries", com sede em Nova York, que proporcionava uma espécie de “bolsa de trabalho” para poetas com dificuldades econômicas. Até o último momento - 5 de abril de 1997 - morrendo de câncer no fígado, sua preocupação esteve voltada para os semelhantes.

Um comentário:

Unknown disse...

Acabei de conhece-lo, obrigado.