terça-feira, novembro 14, 2006

Clássicos do New Order se mantêm atuais no show da banda em SP.

GUGA AZEVEDO
da Redação

Finalmente. Com mais de 25 anos de carreira, os britânicos do New Order fizeram sua primeira apresentação em São Paulo (13) durante a turnê brasileira deste ano, para um público de 6.000 pessoas, segundo a organização. A última vez que o grupo esteve no país foi em 1988.

A maioria dos espectadores presentes era mais nova que o grupo, mas também havia fãs da época em que a banda começou a fazer sucesso. Enquanto a pista pulava e vibrava com cada música tocada, o clima nas laterais e nos fundos do Via Funchal era de comoção. Fãs mais velhos que acompanham o grupo desde o início permaneciam focados no palco e, provavelmente, em suas memórias. Por mais clichê que pareça, o tempo não passou para as músicas do New Order.

A banda fez um apanhado geral da carreira, sem perder o ritmo. Com clássicos do Joy Division ("Ceremony", "Transmission", "She's Lost Control" e "Love Will Tear us Apart"), composições mais obscuras como "Your Silent Way" (1983), que tem como nome de trabalho "KW1" e significa "Kraftewerk 1" --já que suas batidas lembram muito o trabalho do grupo alemão-- e os sucessos mais recentes, como "Crystal", "Who's Joe", "Krafty" e "Waiting for the Sirens' Call".

Com esse repertório, o New Order mantém uma coerência digna de causar inveja a muitos grupos com a mesma idade. E a banda demonstra excelência em misturar e tocar músicas de diferentes épocas, numa demonstração de que, apesar do hiato sem gravar em boa parte dos anos 90, seu trabalho atual continua ligado às origens.

Com uma hora de atraso, o vocalista Bernard Summer subiu sozinho ao palco para iniciar o show. Conversou com os fãs e, quando viu que nenhum outro integrante do grupo estava junto, brincou dizendo "eu não preciso de banda mesmo". Contido, ele se manteve durante toda a apresentação atento aos acordes da guitarra e em alguns momentos apelou para a tela de um teleprompter, onde eram exibidas as letras das músicas. Mesmo com 50 anos ele conserva um ar jovial, mas deixa transparecer a intransigência da idade com reclamações feitas para regulagem do som, durante a execução de algumas músicas.

O baterista Stephen Morris e o tecladista e guitarrista Phil Cunningham conduziram discretamente suas funções na apresentação. Mas a noite foi mesmo do baixista Peter Hook. Ele circulou por todos os cantos do palco, brincou e conversou com os fãs e mostrou o quão "jovem" ele continua. Hook atualmente também se apresenta como DJ e, além de ter vindo para o Motomix em setembro passado, aproveita a passagem do grupo para manter sua atividade paralela. Apresentou-se em uma festa em Brasília e já tem outro set marcado na capital paulista, logo após o show desta terça-feira. Os ingressos para vê-lo chegam a custar R$ 200.

O New Order deixou boa parte dos clássicos para serem executados no final do show. Uma seqüência com "Bizarre Love Triangle", "Temptation", "Perfect Kiss", que foi mixada com "Blue Monday", encerrou a apresentação antes do bis. Minutos depois eles voltaram para tocar dois grandes sucessos do Joy Division, "She's Lost Control" e "Love Will Tear us Apart", que encerrou o show. A cada acorde inicial dessas faixas, a visão do palco era tomada por milhares de braços levantados.

Ingressos
A assessoria da turnê do New Order comunicou na última sexta-feira (10), que os ingressos para as apresentações do grupo em São Paulo já estavam esgotados. Mas quem chegasse ao Via Funchal nesta segunda, por volta das 20h, poderia encontrar nas bilheterias ingressos para a pista ao preço único de R$ 150.

Quando procurada, a organização do evento confirmou que era apenas um pequeno número de ingressos (por volta de cem convites) oferecido pela casa. Segundo a produção, esse fato não se repetirá na apresentação de terça-feira (14).

Por volta das 20h, a fila já era grande no portão de entrada, e alguns fãs encontravam-se em frente ao Via Funchal desde o começo da tarde.

A turnê do New Order pelo país começou em Brasília e passou por Belo Horizonte. Após a etapa paulistana de shows, o grupo fecha a turnê na quinta-feira (16), no Rio de Janeiro.

Veja qual foi o set list do New Order no primeiro show em São Paulo.

1 - "Crystal"
2 - "Turn"
3 - "Regret"
4 - "Ceremony"
5 - "Who's Joe"
6 - "Transmission"
7 - "Krafty"
8 - "Waiting for the Sirens Call"
9 - "KW1" ("Your Silent Face")
10 - "True Faith"
11 - "Bizarre Love Triangle"
12 - "Temptation"
13 - "Perfect Kiss"
14 - "Blue Monday"
15 - "She's Lost Control"
16 - "Love Will Tear us Apart Again"

Nenhum comentário: