terça-feira, novembro 07, 2006

Madredeus inicia shows de despedida antes de ano sabático


Madrid, 06 Nov (Lusa) - O grupo Madredeus, um dos mais populares da música portuguesa contemporânea, começa nesta terça-feira, com um show em Madrid, sua última agenda de espetáculos antes do ano sabático que os integrantes vão tirar para descansar e estudar novos projetos.

"Há sete anos que os Madredeus, como todos os grupos, vive dependente das bilheteiras dos seus concertos", disse nesta segunda-feira aos jornalistas Pedro Ayres Magalhães, um dos fundadores do grupo formado há 21 anos em Lisboa.

"Queremos pensar em outra forma de viver como grupo que não nos obrigue ao esforço físico de termos de nos deslocar, cada ano, a setenta cidades", disse Magalhães, em Madrid, em uma coletiva de imprensa.

O grupo inicia o descanso de um ano depois do show de 7 de dezembro em Tóquio, uma das cidades onde o Madredeus é mais bem acolhido.

Segundo Magalhães, o ano sabático permitirá, entre outros aspectos, estudar a sua resposta "à profunda remodelação" que vive atualmente "o sistema de edição de música contemporânea".

Outro objetivo do grupo, segundo o fundador, é refletir sobre como divulgar melhor a sua música, como "dar mais valor aos shows" e encontrar a forma de defender os direitos de autor", além de que deverá ser um tempo de "repouso necessário" depois de sete anos intensos de shows.

"É a terceira vez que descansamos. Fizemos isso durante nove meses em 1996 e três anos depois devido ao parto da Teresa Salgueiro", disse Magalhães, não descartando que os membros do grupo possam, no próximo ano, realizar projetos individuais.

O show do Madredeus no Teatro Albeniz de Madrid encerra a 4ª Mostra Portuguesa, que desde 24 de outubro tem levado vários projetos culturais portugueses a inúmeras cidades espanholas.

O espetáculo escolhido será "Um amor infinito", que o Madredeus leva aos palcos desde 2004 e que, para Magalhães, é "uma metáfora da vida musical do grupo".

"É um reconhecimento ao público que nos permitiu viajar com a nossa música e, ao mesmo tempo, uma mostra da versatilidade do nosso grupo", concluiu o integrante da banda.

Nenhum comentário: