domingo, dezembro 03, 2006

Motorola leva R$ 2,5 mi em verba cultural

Incentivo da Lei Rouanet destinado a quatro festivais resultou em apenas um evento, mais caro que mostra tradicional de SP

Festival patrocinado pela empresa produziu "vídeos de bolso" para celulares e instalações; Motorola diz ter incentivado novos talentos


FERNANDO CANZIAN
DA REPORTAGEM LOCAL


O Ministério da Cultura (MinC) autorizou uma captação de R$ 2,6 milhões pela Lei Rouanet, de incentivo à cultura, para um festival multimídia que promoveu a Motorola durante três dias em setembro deste ano em São Paulo.
Do autorizado, R$ 2,5 milhões foram realizados. A Motorola poderá abater o gasto de seu Imposto de Renda.
No pedido aprovado pelo MinC, feito pela empresa de promoções Divina Comédia, os R$ 2,5 milhões deveriam ter sido divididos em quatro eventos, em São Paulo, Rio, Belo Horizonte e Porto Alegre.
Mas, segundo a própria Motorola, "a verba para este projeto foi totalmente utilizada em São Paulo". A Divina Comédia diz que os festivais em outras cidades ainda podem ocorrer.
Na semana passada, sem que as contas desse festival tivessem sido prestadas, o MinC aprovou mais um pedido de incentivo para novo festival da Motorola, dessa vez de R$ 1,48 milhão, ainda condicionado ao recebimento de documentos relacionados à solicitação.
Em 2006, a Motorola usou o festival para promoção de sua marca com apresentações de "vídeos de bolso", instalações, VJs e eventos musicais em dois museus (MIS e Mube).
Como comparação, o tradicional e maior festival de curta-metragens do país, o de São Paulo, custou R$ 1,4 milhão neste ano. Já o Festival Internacional de Cinema do Rio teve incentivo de R$ 2,4 milhões.
A Motorola defende o festival "como incentivo a novos talentos" e diz que prestará contas dos gastos ao MinC em janeiro. A Divina Comédia afirma que os custos são justificados pela produção dos filmes e realização do evento.
Os 40 vídeos apresentados no festival Motomix Art Music (nome do evento em 2006) são formatados para exibição nas pequenas telas de telefones celulares, como os da Motorola. Alguns dos vídeos mostrados no festival podem ser "baixados" do site da empresa.

Bandas internacionais
Toda a parte relativa a vídeos, instalações e performance do Motomix Art Music teve a entrada franca entre os dias 14 e 16 de setembro.
Mas os últimos dias do festival, 16 e 17 (estendido excepcionalmente), contaram com uma série de shows de bandas internacionais famosas, como Franz Ferdinand e Annie, com ingressos vendidos a R$ 120,00 e realizados em outro local.
Pela Lei Rouanet, apenas a parte relativa a eventos multimídia, de vídeo e performance poderia obter incentivos fiscais na proporção de 100%. No caso das bandas internacionais, o incentivo seria de 30%.
Segundo a assessoria de imprensa da Motorola, os shows das bandas com ingressos a R$ 120,00 não fizeram parte do pedido ao MinC e não utilizaram as verbas incentivadas.
"A Motorola fez um investimento próprio para trazer bandas internacionais. Por política da empresa, o valor não é divulgado", informa a Motorola.
Lucas Bambozzi, um dos curadores do Motomix, disse não ter conhecimento de como o dinheiro foi gasto e se os custos eram compatíveis com a verba.
No site do MinC, o projeto da Motorola (Pronac 056974) é assim sintetizado: "Realização de mostra de filmes de curta-metragens nacionais, produzidos nos últimos cinco anos, dirigidos por cineastas com até 25 anos de idade, seguidos de palestras/workshops e eventos musicais". Não há especificação sobre quais "eventos musicais" receberiam o incentivo.

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