domingo, dezembro 03, 2006

"Musical" é arma em guerra da TV

LUCAS NEVES
da Folha de S.Paulo

A TV Globo foi buscar em uma escola secundária de Albuquerque, no árido estado norte-americano do Novo México, a resposta à ducha de água fria que levou da Record (que exibia "Titanic") no último domingo.

Mostrado das 15h25 às 18h30, o filme cravou média de 15 pontos no Ibope, contra 22 da Globo. Mas, em seus 18 minutos finais, a fita campeã de bilheteria deixou o "Domingão do Faustão" para trás.

A emissora carioca nega a intenção de revide, mas não será por acaso que incluiu na programação do início da tarde de hoje "High School Musical", telefilme da Disney que é fenômeno de audiência nos Estados Unidos (37 milhões de espectadores) e na TV paga brasileira (500 mil, número alto para o segmento). Os protagonistas são arquétipos da fauna escolar ianque: o líder do time de basquete (Troy) e a novata nerd (Gabriella).

Eles se conhecem em uma festa de Réveillon, cantam juntos uma balada romântica num videokê e se reencontram quando, na volta do recesso, (surpresa!) a garota entra para a sala de Troy. Bastará que a professora de teatro abra os testes de elenco de um novo musical para que eles reeditem o dueto (e, óbvio, coloram de vez sua amizade).

Antes disso, enfrentarão a oposição de suas respectivas "tribos": a equipe de basquete teme que, às vésperas da decisão da liga intercolegial, os trinados distraiam o capitão, e o clube de ciências não quer ceder a garota para frivolidades dramatúrgicas. Nos interstícios, tome refrão "chiclete de ouvido" e coreografia grupal...

Estratégia


A Central Globo de Comunicação nega que a escalação do filme para a tarde de hoje esteja relacionada ao "susto" dado pela concorrente na semana passada. Segundo a CGCom, "a escolha de exibição de filmes [...] faz parte de uma estratégia de programação [...] de longo prazo". E completa: "Toda estratégia de programação deve ter agilidade em sua essência".

Ágil está sendo a Disney, que prepara uma versão brasileira do filme e, para isso, negocia a exibição de um concurso "caça-talentos" no "Caldeirão do Huck". Segundo a Globo, a exibição do filme hoje seria um "abre-alas" para a seletiva.

A gigante do entretenimento certamente espera repetir aqui o frenesi causado nos EUA, onde o elenco acaba de dar a partida em uma turnê orçada em US$ 8,5 milhões (R$ 18,5 mi) que passará por 40 cidades nos próximos dois meses. O show itinerante visa "alimentar" a fixação dos fãs até o lançamento de "High School Musical 2", previsto para o meio de 2007.

Na rede virtual de relacionamentos Orkut, onde os brasileiros são maioria, a gurizada já está ganha: há mais de mil comunidades dedicadas ao filme.

A maior delas, criada por um internauta paulistano, tem cerca de 41 mil membros. Boa parte deles deverá incluir na lista de presentes de Natal o DVD do programa, cuja versão em português chega às lojas na próxima quarta-feira, dia 6.

Já a nova tiragem do CD com a trilha sonora mira os irmãos mais velhos da legião de aficionados: uma das canções ganha releitura da banda Ludov. Esperteza pouca é bobagem...

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