domingo, dezembro 03, 2006

Vai morrer... vai morrer...

Pinochet sofre infarto e se encontra em estado "grave" em hospital

SANTIAGO, 3 dez (AFP) - O ex-ditador chileno Augusto Pinochet sofreu um infarto cardíaco e foi levado de emergência para o Hospital Militar de Santiago na madrugada deste domingo, onde se encontra em estado "grave", informou à AFP o porta-voz da família, general Guillermo Garín.

"O hospital entregará um comunicado às nove da manhã (locais, 10h00 de Brasília) com informações mais completas", disse Garín, que chegou ao hospital para conhecer a situação.

Pinochet, que em 25 de novembro passado completou 91 anos, sofreu um infarto do miocárdio e um edema pulmonar agudo, informaram fontes médicas.

O ex-presidente (1973-1990) foi internado na unidade coronariana do hospital, localizado ao leste de Santiago, e seu estado é "grave mas em condições de estabilidade", destacou um primeiro comunicado.

Sua esposa, Lucía Hiriart, ao lado de dois de seus cinco filhos, estavam no hospital, aguardando um novo boletim médico.

"A saúde do meu pai está grave", disse a filha mais velha do ex-ditador, Lucía Pinochet Hiriart, enquanto Pinochet estava na unidade hospitalar à qual foi levado de ambulância de sua casa, no bairro La Dehesa, às 02h00 locais (04h00 de Brasília).

"Estamos nas mãos de Deus e dos médicos", completou o caçula, Marco Antonio Pinochet Hiriart.

O transporte ocorreu sob estrita vigilância policial, pois o general Pinochet se encontra em prisão domiciliar desde segunda-feira passada, quando o juiz Víctor Montiglio o acusou em um processo por dois assassinatos atribuídos à "Caravana da Morte", uma comitiva militar que percorreu o Chile no início da ditadura.

Nenhum comentário: