sexta-feira, janeiro 11, 2008

"Peço que você seja o mais piedoso que um homem pode ser"

Jones se aposentou das competições no ano passado, depois de ter admitido o uso de substâncias ilegais em sua preparação rumo às Olimpíadas de Sydney-2000 e após essa competição. A confissão a levou a uma suspensão, seguida pela aposentadoria, e à retirada das cinco medalhas que conquistou naqueles Jogos.

Ela apelou ao juiz que não a separasse de seus dois filhos, "mesmo que por um curto período", mas o pedido não foi atendido. "Peço que você seja o mais piedoso que um homem pode ser", afirmou a norte-americana, que chorou ao ouvir sua sentença.

A punição é mais um revés de impacto para a mulher que já foi considerada a melhor esportista do mundo, especialmente quando conquistou três ouros e dois bronzes nas Olimpíadas de Sydney. No auge, chegou a receber milhões de dólares em contratos de publicidade. Hoje, está quebrada financeiramente.

Jones estava ligada com o escândalo dos laboratórios Balco, que produziam substâncias dopantes que não eram detectadas em exames. As investigações federais surgiram a partir desse caso. Ex-recordista mundial dos 100 metros rasos, e antigo namorado de Jones, Tim Montgomery e o agora recordista em número de home runs do beisebol americano, Barry Bonds, também estão ligados ao Balco.

Em outubro do ano passado, a norte-americana afirmou a um juiz que ela mentiu quando em inquérito em 2003, quando negou que havia consumido substâncias para melhoria em seu desempenho nas pistas.

Jones esperava evitar a prisão com seu gesto. Recebeu, porém, do juiz Kenneth Karas - a pena máxima requerida no acordo que fez com a promotoria. Karas argumentou que a reclusão era necessária "para promover o respeito à lei".

Nenhum comentário: