sexta-feira, janeiro 04, 2008

Radiohead e executivo da EMI trocam acusações sobre cachê

da Folha de S.Paulo

O vocalista da banda inglesa Radiohead, Tom Yorke, reagiu "extremamente aborrecido" à divulgação feita pelo executivo de sua ex-gravadora EMI, Guy Hands, de que a banda recusou oferta do selo de 3 milhões de libras (R$ 10,5 milhões) adiantadas pelo álbum "In Rainbows" e contrapropôs um acordo que totalizava 10 milhões de libras (R$ 35 milhões).

O Radiohead lançou "In Rainbows" na internet, sem fixar um preço pelo álbum. O internauta pôde decidir quanto pagar pelo download.

Embora a banda não tenha divulgado quanto lucrou, a operação é vista como um sucesso de marketing pelo mercado fonográfico. Anteontem, o álbum passou a ser vendido em lojas.

"Lavar roupa suja em público é um comportamento bastante estranho para um executivo de uma gravadora internacional", comentou Yorke, no site da banda.

Ele negou que o Radiohead quisesse vantagens abusivas, ao pedir "uma extraordinária soma de dinheiro", conforme definiu Hands. "O que queríamos é manter algum controle sobre o nosso trabalho e sobre como ele seria usado no futuro por eles [a EMI]"

Nenhum comentário: