quinta-feira, maio 04, 2006

AUMENTA O NÚMERO DE TESES SOBRE QUADRINHOS NA USP

Aumentou nos últimos anos o número de trabalhos científicos sobre quadrinhos na USP (Universidade de São Paulo). Houve, desde 2000, 13 teses e dissertações defendidas nos cursos de pós-graduação. É quase a metade de tudo o que foi o que já foi produzido a respeito desde a fundação da universidade.
A pesquisa revela que a USP produziu, até o ano passado, 30 trabalhos científicos. 43,4% foram de 2000 a 2005. O número deve aumentar nos próximos anos. Há pelo menos três trabalhos em andamento. Se esses estudos forem concluídos, esta década deverá terminar com o maior volume de pesquisas sobre histórias em quadrinhos já feito pela USP.
O levantamento -que o Blog dos Quadrinhos veicula em primeira mão- é inédito. Foi feito pelos professores Waldomiro Vergueiro e Roberto Elísio dos Santos, coordenadores do Núcleo de Pesquisa de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da USP. O estudo deve ser apresentado ainda neste ano em congresso na área de comunicação.
A tendência não é só na USP, segundo Roberto Elísio. "Pelos trabalhos apresentados no Congresso da Intercom [Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação] por pesquisadores de todo o país, essa tendência de aumento do número de pesquisas acadêmicas sobre quadrinhos pode ser notada em diversas universidades do país."
Para ele, houve uma mudança na maneira como as histórias em quadrinhos são vistas na academia. "Eu acredito que o preconceito contra os quadrinhos tenha
Pessoas interessadas na pesquisa sobre quadrinhos começaram a ter coragem de apresentar e desenvolver seus projetos de pesquisa." Mas faz uma ressalva: "Isso não significa que o preconceito acabou".

Nenhum comentário: