da Folha Online
A última sobrevivente americana do naufrágio do Titanic, Lillian Asplund, morreu aos 99 anos, anunciou hoje a paróquia de sua igreja, Nordgren Memorial Chapel, em Worcester, no Estado americano de Massachussetts.
"Lillian Asplund, de 99 anos, morreu em sua casa, no sábado, dia 6 de maio. Era a última pessoa que sobreviveu ao naufrágio do Titanic", indica a paróquia em sua página na Internet.
Asplund tinha 5 anos quando aconteceu o naufrágio em 1912, quando morreram seu pai e seu irmão gêmeo e mais dois irmãos. A mãe de Asplund, Selma, e o outro irmão, Felix, com 3 anos à época, também sobreviveram ao acidente.
Ela trabalhou com agente de seguros para a empresa State Mutual Alife até sua aposentadoria em 1971, segundo a paróquia.
Ronald E. Johnson, vice-presidente do Nordgren Memorial Chapel, em Worchester, disse que "ela morreu dormindo e em paz".
Asplund era a última sobrevivente do Titanic com alguma memória do acidente, mas ela evitava publicidade e raramente falava sobre o naufrágio. Pelo menos outros dois sobreviventes ainda estão vivos, mas eles eram jovens demais para terem memórias do desastre.
A família Asplund embarcou no Titanic em Southampton, na Inglaterra, como passageiros de terceira classe, para retornar a Worcester, após viveram por vários anos na Suíça.
A mãe de Lillian Asplund descreveu o afundamento do Titanic --após chocar-se com um iceberg-- para o jornal Worcester Telegram & Gazette, pouco depois que ela e suas duas crianças chegaram à cidade.
"Eu podia ver os icebergs a uma grande distância de nós. Estava frio e nós nos aproximamos uns dos outros. Minha pequena garota, Lillie, me acompanhava e meu marido disse: 'vá em frente. Vamos pegar os outros barcos".
segunda-feira, maio 08, 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário