terça-feira, outubro 03, 2006

USP decide que 1ª fase não terá divisão pelas disciplinas

SIMONE HARNIK
da Folha de S.Paulo

A menos de dois meses do início do maior vestibular do país, a USP definiu que a prova da primeira fase não terá a divisão por disciplinas. "A opção conjunta da USP e da Fuvest foi a de apresentar as 90 questões da primeira fase em conjunto, sem a divisão por disciplinas", informou a pró-reitora de graduação, Selma Garrido Pimenta.

Mas a universidade não divulgou o número de questões de cada matéria. A única informação dada é que serão mantidos "o equilíbrio e a importância relativa das disciplinas" do ensino médio.

A reportagem procurou a pró-reitora de graduação e a questionou objetivamente sobre o número de perguntas de cada disciplina e sobre a quantidade de perguntas interdisciplinares, grandes dúvidas do exame. A professora Selma respondeu por e-mail, mas não informou a quantidade exata de questões.

Disse apenas, por meio de uma nota, que a prova será organizada com a "competência e lisura" que caracterizam a Fuvest. E completou: "A recomendação aos candidatos para que sejam bem sucedidos é a de que estudem, estudem, estudem... todas as disciplinas".

O problema para os vestibulandos é que, sem saber o total de questões de cada matéria, eles não têm como se organizar para responder a prova. Andréa Angélica Jordan Espinoza, 19, é uma das candidatas que vêem na falta de informação um empecilho. "É preciso saber como vai ser a primeira fase, porque o aluno se sente mais seguro e resolve com mais firmeza", opina.

"O tempo que se gasta para questões de humanas é diferente do tempo para perguntas de exatas. E quem é melhor em humanas começa a resolver por aí", justifica a jovem.

Para Luiz Ricardo Arruda, coordenador do Anglo, há um "lado negativo grave" na não-divulgação das características da prova. "Isso cria uma insegurança para os alunos. Precisamos de transparência. Quanto mais informação o candidato tiver, melhor para ele vencer esse obstáculo que é o vestibular", aponta. Mas afirma que os alunos bem preparados não deverão sofrer com as mudanças.

Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora do Objetivo, pondera: "O estudante tem de ter confiança no aprendizado dele. Precisa ter calma. A divisão por disciplinas muitas vezes só gera ansiedade. É preciso reconhecer que o conhecimento não é compartimentado".

Nenhum comentário: