segunda-feira, julho 25, 2005

Últimos dias de vida de Kurt Cobain inspiram filme de Van Sant



Por Sheri Linden

LOS ANGELES (Reuters) - O novo filme do diretor Gus Van Sant pode ser inspirado em Kurt Cobain e dedicado a ele, mas quem for ao cinema esperando encontrar uma visão sensacionalista do suicídio do roqueiro do Nirvana não o encontrará em "Last Days".

O filme estreou em Nova York e Los Angeles na sexta-feira e traz Michael Pitt, de "Os Sonhadores", no papel de um músico que, em sua enorme casa de campo, tenta se esconder de sua carreira, sua família, seus colegas de banda e de seus fãs que agem como parasitas.

Feito em tom mais reflexivo do que documental, "Last Days" rejeita muitas das convenções dos filmes narrativos comerciais -- embora Van Sant, que dirigiu "Gênio Indomável", não seja novato quando se trata de fazer filmes que agradam ao grande público.

Como os dois filmes anteriores do diretor, "Last Days" toma como ponto de partida um fato real. "Gerry" (2002) era sobre dois caminhantes perdidos no deserto, e "Elefante", que ganhou a Palma de Ouro do Festival de Cinema de Cannes em 2003, acompanha um grupo de estudantes de um colégio nos dias que antecederam um massacre semelhante ao de Columbine.

Como nesses dois filmes, Van Sant, nas conjecturas que faz sobre o mergulho final de Cobain em 1994, não procura tanto encontrar respostas quanto fazer sugestões e observações.

Em entrevista recente, o diretor disse: "Não existe uma resposta só, na realidade. Se ela existe, tendo a pensar que as respostas viram bodes expiatórios, de certo modo. As pessoas querem encontrar respostas, do mesmo modo que querem encontrar culpados. Não importa se o sujeito ou a sujeita foi responsável de fato pelo crime, desde que haja alguém que se possa enforcar."

Mas questões complicadas como morte, suicídio e assassinatos em massa, diz ele, não comportam respostas simples. "Em 'Last Days', mostramos instâncias de coisas que poderiam estar angustiando o personagem, mas não afirmamos 'foi essa a razão, com certeza'."

Van Sant se interessou pelo capítulo final da saga de Kurt Cobain precisamente porque se sabia tão pouco sobre ela.

O que se sabe é que Cobain, combatendo a dependência de heroína, uma doença estomacal crônica e a insegurança criativa, passou seus últimos dias em solidão quase total, até isolar-se na estufa de sua residência em Seattle e disparar uma arma em sua boca. Seu corpo só foi encontrado depois de vários dias.

O filme acompanha um personagem inspirado em Cobain em tomadas longas, enquanto ele procura proteger sua solidão ameaçada de uma série de colegas, amigos e desconhecidos, incluindo quatro fãs drogados que estavam vivendo em sua casa.

Michael Pitt contribui com suas próprias composições musicais. Não há canções do Nirvana no filme.

Para formar o elenco, Van Sant recorreu tanto a atores profissionais (Lukas Haas, Ricky Jay, Asia Argento) quanto a novatos como a cantora Kim Gordon, da veterana banda de indie rock Sonic Youth.

O diretor cria um clima de isolamento e desconexão no filme, rodado em sua maioria num castelo do século 19 no interior do Estado de Nova York.

De acordo com Van Sant, "Last Days" tem uma direção, mas não tem história.

Nenhum comentário: