quinta-feira, julho 07, 2005

Motomix


A Cultura Wireless (ou cultura sem fio) é o conceito-chave para entendermos a comunicação contemporânea. Estar conectado, independente da localização, fuso horário e principalmente rede elétrica, faz parte do intenso desejo da humanidade de estar "plugada" 24 horas com o mundo.
O caráter da informação descentralizada faz com que nossa visão do mundo se desdobre em milhões de possibilidades nunca antes imaginadas. Jovens do mundo todo lidam com o zapping, com a mistura de linguagens, com o modo trans-cultural de se comunicar de forma absolutamente ativa, trafegando naturalmente na fusão de tendências.


Pensando neste jovem, o MOTOMIX 2005 traz um novo formato na sua sétima edição. O evento criado pela Motorola tem como base o processo coletivo, urbano e tecnológico. O público passa a participar e interagir de uma forma totalmente original e a vivenciar experiências únicas com a música, artes multimídia e visuais. Participa de várias ações, durante vários meses - e não apenas de um evento pontual.
"Acreditamos no novo, não na ditadura do novo, mas no questionamento de tudo o que já vem pronto, do que é obsoleto. Queremos a formação de uma nova geração repleta de diversidade", aponta Loredana Mariotto, diretora de marketing de Produtos Móveis da Motorola. Ou seja, nesta edição do MOTOMIX, o público não é mais um consumidor de um evento que vem pronto. Ele é o agente.




O público participa interagindo com as diversas formas de linguagens que o evento propõe. Para tanto, o MOTOMIX 2005 é dividido em três partes: Palestras e Clubs, Workshop e Shows. A idéia é fazer com que essas ações gerem conteúdo para o grande show final, que acontecerá em quatro cidades (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre), em datas diferentes. Vai ser um grande movimento coletivo, do qual participam artistas nacionais, internacionais e independentes, com diferentes estilos e experiências.




Este movimento coletivo terá seu produto mostrado em dois momentos. Primeiro com o Project Band - um coletivo de artistas nacionais, internacionais e independentes, como BiD, Soul Slinger, Alex Kid e mais os participantes do workshop - que estará no line-up do show final e é resultado dos trabalhos desenvolvidos no workshop.



Outro momento é o da Intervenção Urbana que, para Oliver Fuchs, coordenador e diretor de criação do MOTOMIX, "é o ápice do processo, porque realmente democratiza a arte, tornando-a acessível para o público comum. Para os participantes das palestras e workshops é uma oportunidade de troca entre quem está iniciando e quem já trabalha há algum tempo nesta área, além de uma chance de discutir conceitos como High e Low Tech, que estão na pauta da criação contemporânea".
A posição da própria Motorola reforça esta nova postura: "Não se trata de um simples patrocínio atrás de mídia espontânea. Estamos inovando ao possibilitar a abertura de um processo com a geração de conteúdo e a participação da comunidade, em que consigamos começar a pensar numa forma brasileira de produção e não somente importar modelos existentes", declara Fernando Ambrósio, gerente de marca de Produto Móveis da Motorola.




Outra novidade que promoverá o mix de culturas é que, para cada edição do evento, um país será escolhido como o curador do MOTOMIX. Para o primeiro evento, a França exportará sua cultura urbana, sua arte e suas novidades para o Brasil, aproveitando o movimentado ano do Brasil na França.
A única coisa que não muda no MOTOMIX é o compromisso de oferecer ao público uma experiência multimídia única, misturando diferentes linguagens musicais e visuais, e combinando imagens com apresentações de DJs e VJs nacionais e estrangeiros. O MOTOMIX teve início em 2003 e em 2004 chegou a sua sexta edição, tendo passado por São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre, com uma média de público de cinco mil pessoas em cada um.



PROGRAMAÇÃO



PALESTRAS

O programa de palestras será presencial e vai abranger três temas básicos - Música, Artes Visuais e Tecnologia - que serão ministradas por artistas altamente qualificados e por palestrantes convidados, entre eles constam top speakers internacionais e nacionais. Estarão presentes: Eduardo Kac, Mario Ramiro, BiD, Soul Slinger e Chateau Flight.
Os espaços das palestras serão preparados pelo arquiteto Marcelo Rosenbaum. Sua proposta parte da idéia que não estão sendo feitos cenários: "estou pensando em um espaço que é suporte para tecnologia, como uma caixa de sensações".
Para o projeto ele usou uma metodologia específica: "Primeiro, analisei a arquitetura dos lugares e depois projetei uma espécie de arena, em que projeções acontecem nos quatro lados. Isso cria uma sensação de lugar de idéias, de como se pensa, como se cria. Tem um lado do evento que é isso, mostrar como as coisas acontecem, de processo, por isso os materiais empregados não recebem revestimentos - a madeira é madeira, as projeções são feitas diretamente nas paredes ou em rolos de papel, e assim por diante. Isso oferece ao público a perspectiva exata do processo que está se instaurando com o MOTOMIX".



Datas e lugares:

São Paulo > 7 de junho MUBE
Rio de Janeiro > 9 de junho Morro da Urca
Capacidade: 700 pessoas por palestra.
Inscrições gratuitas no site www.hellomoto.com.br



CLUBS:
O duo francês Chateau Flight, que vai ministrar as palestras, dará a oportunidade para o público geral assistir as suas performances em casas noturnas das cidades, numa festa única e que espera receber cerca de 600 convidados por edição.

São Paulo: 7 de junho, no Vegas
Rio de Janeiro: 9 de junho, no 00
Belo Horizonte: 10 de junho, no Joy
Porto Alegre: 11 de junho, no Spin


WORKSHOPS
Processo de Seleção
Uma banca examinadora vai selecionar 16 pessoas que poderão se inscrever no site www.hellomoto.com.br, a partir do início de junho, para participar do workshop - que acontecerá na cidade de São Paulo.


Duração
7 dias - de 24 a 30 de Julho 2005.



Os 16 participantes selecionados farão uma imersão de sete dias de workshop com renomados "masters" - profissionais de projeção internacional e nacional - nas áreas da música, artes visuais e tecnologia.
Por um lado o participante recebe as teorias ligadas a cada tema. Por outro, vivencia na prática a fusão entre estas áreas. E, desta forma, alterna reflexão teórica com criação.
Além do caráter educacional, o objetivo do workshop é dar oportunidade para que os jovens participem ativamente de todo o processo de concepção, criação e construção das ações que acontecem a seguir no calendário MOTOMIX 2005: as intervenções urbanas e o show final.
E uma das criações mais inusitadas será a elaboração de uma "Project Band" - um coletivo de artistas nacionais, internacionais e independentes - que vai participar do line-up do show final.



  Dia 24: tema Música.

  Dia 25: tema Música + Artes Visuais.

  Dia 26: tema Tecnologia + Música.

  Dia 27: ensaio geral e práticas.

  28 a 30: desenvolvimento da proposta e execução.

  Dia 30: Festa de encerramento para 250 pessoas, entre formadores de opinião, imprensa e participantes do workshop, com as apresentações de Alex kid, Soul Slinger e BiD



INTERVENÇÃO URBANA
O MOTOMIX 2005 vai transformar a cidade num grande espaço aberto à experimentação e intervenções com o celular Motorola. A conectividade e a interatividade serão vistas como nunca antes por meio da tecnologia Motorola.
De acordo com professor Geber Ramalho, doutor em Informática pela Universidade de Paris IV, "durante muito tempo pensou-se no celular como um aparelho que só transmite voz. Mas, com a ampliação dos serviços, hoje a possibilidade de transmissão de dados é considerável. A previsão é que daqui sete anos o tráfego de dados será da ordem de 50%. Se hoje a maioria das pessoas tem acesso a um celular e a capacidade de armazenamento de informações é muito próxima a de um computador de dez anos atrás, a possibilidade que a inclusão digital aconteça pelo celular é muito grande".
A intervenção urbana do MOTOMIX 2005 se dará por meio de performances e imagens desenvolvidas por artistas e pelos participantes do workshop serão apresentados em locais de grande circulação de público.


Locais e Datas
São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte - setembro de 2005.


SHOWS

O Motomix promoverá quatro megafestas com atrações internacionais e nacionais, além da participação dos integrantes do workshop.

Mestres
DJ nacional
Project Band
BiD
Soul Slinger
Alex Kid
Superdiscount2
The Youngsters

Datas e locais
Agosto e setembro de 2005
Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e São Paulo


Saiba + sobre quem vem para o MOTOMIX


PALESTRAS E CLUBS

CHATEAU FLIGHT: A performance de Chateau Flight é uma fusão de passado e futuro no presente
Duo francês formado por Gilbert Cohen, a.k.a. Gib´R e Nicholas Chaix, a.k.a. I:Cube. De acordo com a dupla, seu som é uma mistura de 39,2% de Soul, 20,1% de Pop, 15,3% de Techno, 14,9% de World Music, 10,5% de Hip Hop.
Gib´R é considerado um dos mais influentes personagens da cena eletrônica francesa atual. Natural de Nice, Gilbert Cohen mudou-se para a capital parisiense na procura de um novo impulso à sua carreira de DJ. Foi aí que começou a freqüentar os estúdios da Rádio Nova, estação de rádio independente fundada por Jean François Bizot, à qual viria a se juntar como colaborar e mais tarde como programador musical sendo por isso muitas vezes apontado como o 'Gilles Peterson' francês.
A Rádio Nova teve então forte impacto na população mais jovem, ao misturar diferentes estilos musicais. O resultado dessa manobra pioneira fez com que Gilb'R começasse a receber demos de produtores que o levaram a fundar a sua editora Versatile em 1996.
Sendo o primeiro trabalho da autoria de um jovem produtor de Paris Nicholas Chaix, hoje mais conhecido como I:Cube e atual parceiro de produção de Gilb'R nos Chateau Flight, que vendeu mais de 20 000 cópias.
Com o crescente sucesso da Versatile, Gilb'R viria a se concentrar mais e mais na atividade editorial publicando obras seminais como o caso de 'Dark Jazzor EP' dos extinto Bel Air Project de Alex Attias entre outros. Como se isso não bastasse Gilb'R avançou para o campo da produção musical formando os Chateau Flight com Nicholas Chaix (I:Cube) com quem acaba de lançar o excelente segundo álbum de originais 'The Meal' (com participações de Shawn Lee, Bertrand Burgalat, etc) depois da bem sucedida estréia em 'Puzzle'.

DJ SOUL SLINGER: experiência na formatação de grandes eventos
Pioneiro da cena de música eletrônica drum'n'bass de Nova Iorque, responsável pela criação de um dos ícones da música eletrônica mundial, a editora Liquid Sky. Colaborou com África Bambaata, Ziggy Marley, Dee Lite e Arto Lindsay e é o criador do Ecosystem, evento de música, ecologia e direitos humanos realizado na selva amazônica com a colaboração da Greenpeace.

BiD: produtor que revolucionou a música com Chico Science
Multi-instrumentista, compositor, DJ, arranjador e produtor musical responsável pelo disco de ouro Afrociberdelia de Chico Science & Nação Zumbi - e por trabalhos para artistas como Seu Jorge, D2, Pavilhão 9, Mundo Livre S/A, Marina Lima, Fernanda Abreu, Planet Hemp, Jorge Benjor, Otto e o diretor Walter Salles Jr., entre outros.

EDUARDO KAC: polêmico artista da coelha transgênica
Pesquisa e implementa trabalhos no campo da Arte e Tecnologia, empregando as novidades das descobertas científicas na produção de obras artísticas. Participou de várias exposições no Brasil e no exterior, consolidando sua posição de "artista tecnológico", principalmente após a polêmica internacional com sua obra "GFP Bunny" (2000), que incluiu a criação, através de engenharia genética, de uma coelha que sob luz azul, emite luz verde, de propriedade de um laboratório de pesquisas genéticas.

MARIO RAMIRO: um dos pioneiros da intervenção urbana
Artista plástico começou trabalhando com espaços públicos de São Paulo, onde modificava ambientes arquitetônicos através de intervenções urbanas. Estes trabalhos o conduziram a experimentações com mídias não tradicionais envolvendo a reprodução de imagens (movimento Xerox Art). Mais tarde passou a usar as telecomunicações em seus trabalhos - rádio, telefones, televisão, videotexto e fax - e criou esculturas levitacionais (formas tridimensionais suspensas no ar) e esculturas térmicas com volumes invisíveis.


SHOWS


THE YOUNGSTERS: a energia do show de rock´n´roll aliado a músicas das pistas eletrônicas.
The Youngsters é o produto do encontro de duas personalidades: Oliver M, 25 e Gil le Gamin, 34.

Gilles Escoffier, também conhecido como Gil le Gamin, é DJ desde 1988. Em 1995 abriu sua própria loja de discos, Z'Appies Records em Montpellier e começou a produzir, o que resultou na gravadora Scandium.

Olivier Mateu, a.k.a Olivier M foi introduzido no mundo da música aos dezesseis anos, com tradicionais aulas de piano. No final dos anos 80 começou a ouvir Kraftwerk, Depeche Mode, Cure, Tangerine Dream and Jean Michel Jarre, assim como Laurent Garnier. Em 1999 conheceu Gil e começaram a história do The Youngsters. O primeiro single da dupla "Deep Inside" se tornou sucesso nas pistas tocado por inúmeros DJs.
O reconhecimento da dupla veio definitivamente em 2001 com LemonOrange, momento em que eles já pertenciam ao selo F-Com de Laurent Garnier. As influências do techno de Detroit, numa releitura sofisticada é uma das marcas da dupla.

Suas performances ao vivo têm a força de um show de rock´n´roll com o a atmosfera altamente dançante das pistas de música eletrônica.

http://www.theyoungsters.net



ALEX KID

Alex Kid nasceu Alexis Mauri (e é com esse nome que assina suas produções) em 1975, na França, mas cresceu nas Ilhas Baleares, pois sua mãe é espanhola. Começou a demonstrar interesse por música desde cedo. Hoje em dia ele é multi-instrumentista, DJ, produtor, compositor e engenheiro de som. Apesar da familiaridade com a música, ele começou a ficar em evidência há mais ou menos quatro anos atrás, quando passou a viajar pela Europa e EUA, apresentando-se como DJ.
Uma de suas produções tomou parte de um dos episódios da série cult "Sex feet Unders" e produziu a música do comercial do perfume de Jennifer Lopez, Glow by J Lo.
Seu som é uma mistura inusitada de ritmos, do punk ao funk, com groovies e introduções de dubs para dar uma atmosfera nas suas produções. Ao lado do samplers, guitarras, percussão, vocais que complementam a atitude global do jovem artista.
Alex também faz remixes para vários artistas, entre eles, Richard Dorfmeister, Robert Miles, Lorca e Brooklyn Funk Essentials.

http://www.alexkid.com



SUPER DISCOUNT 2: novos caminhos para house music

O Super Discount 2 é formado pela dupla francesa Alex Gopher e Etienne de Crecy. DJ Alex Gopher faz parte da geração de música eletrônica francesa, conhecida como French Touch. Suas produções são uma combinação de jazz, blues, funk e batidas eletrônicas. Em 1994 fundou o selo Solid com Etienne De Crecy and Pierre-Michel Levallois. Desde janeiro de 1995 vem realizando diversos projetos como o famoso Gordini Mix-Remixes (com remixes do Air e Etienne de Crécy), o Super Discount, além de produzir para Bob Sinclair, Nightmares on Wax e Sly & Robbie, entre outros.
O DJ e produtor Etienne de Crecy foi a figura chave para que a França se tornasse uma das capitais da dance music nos anos 90. Um dos seus projetos, o Motorbass de deep house lançado em 1991, foi o pioneiro da onda eletrônica na França. Teve a colaboração de Zdar, que trabalharia com o Cassius no álbum 1999.
A idéia central do Super Discount 2 é trazer uma nova onda para as pistas eletrônicas. Para tanto deram uma cara nova em seus remixes para Air, Moby, Krafwerk, Cosmo Vitelli, Benassi Bros, Fantom e Ginger Ale. Super Discount2 fez remixes para o Air ( 4 remixes), Moby, Krafwerk, Cosmo Vitelli, Benassi Bros, Fantom, Ginger Ale.



MC SOLAAR: a força do hip hop francês

O rap surgiu na França por volta de 1982, mas só "pegou" realmente em 1990, com a coletânea Rapattitude. MC Solaar o Bouge de là (Saia daí)... Foi também em 90 que começou o Rapline, programa de televisão da M6 que apresentava a atualidade do hip-hop. Apesar de sua grande força criadora, ninguém acreditava que o fenômeno fosse durar. Mas contrariando estas expectativas e ao gênio criativo de MC Solaar, o movimento conserva sua força.
Nascido no Dakar, Claude M´Barali foi para França em 1970. Com o sucesso de Bouge de là, produziu seu primeiro álbum, Qui Sème lê Vent Récoite lê Tempo. Seu segundo disco, Prose Combat, foi lançado no EUA, pelo selo Cohiba. No seu último lançamento, Paradisiaque, continua com sua força política, mostrando uma versão moderna do Paraíso: uma visão do que o mundo poderia ser e nunca será; o que ele deveria nos oferecer, mas só nos concede este prazer em sonhos.
Com a febre do Hip Hop voltando com tudo, é uma das atrações mais esperadas do evento.


Veja quem colabora no MOTOMIX 2005:


Wide - Criação e Coordenação Motomix
A Wide é uma agência de comunicação voltada à criação e execução de projetos embasados em Brand Experience.
No mercado desde 2002, planejou, criou e implementou ações para empresas como Banco Real, Natura, Motorola, Unilever e Souza Cruz. Publica revistas como Simples, GNT e Latitude, além de representar no Brasil a Revista Wallpaper. Em seu portfolio, incluem-se prêmios como Cannes, Clio Awards, NY Art Directors Club, entre outros.
Estão à frente da direção executiva e de criação, Francisco Lowndes e Guilherme Lunardelli Alves de Lima.


Divina Comédia - Produção Executiva Motomix
Agência de comunicação e marketing cultural que há 17 anos realiza projetos que utilizam todas as formas de arte - literatura, cinema, teatro, música popular e erudita, dança e artes plásticas. Responsável pela produção de espetáculos como Cyrano e Tâmara - e de projetos especiais para o Pão de Açúcar, Gessy Lever, Gradiente, Avon e Credicard, entre outros.


Betty Prado - Coordenação de Criação e Lighting Design
Foi responsável pela direção geral de Marketing da empresa de cosméticos Phytoervas e concebeu dois grandes cases na área de moda: o "Phytoervas Fashion Awards" e o "Naturaformandomoda". Realizou a primeira exposição de Helmut Newton no Brasil, juntamente com a campanha de inauguração do Shopping Villa-Lobos.


Oliver Fuchs - Coordenação de Criação e Direção de Arte
Oliver Fuchs é natural de Berlim, designer e diretor de arte internacionalmente reconhecido. Em Frankfurt, fez parte da Trust Corporate Culture, um importante coletivo de artistas que atuou na formação da cena eletrônica alemã, formado por arquitetos, designers, DJS e video artists. A convite da agência Almap/BBDO, mudou-se para São Paulo, onde reside desde 95. Em 2004 fundou o grupo Basement - advanced art application - onde a arte e suas manifestações são utilizadas como mídia para a comunicação de marcas.

Marcelo Rosenbaum - Coordenação de Cenografia
Arquiteto e decorador responsável pela criação de espaços comerciais para Zoomp e Levi's e, na área gastronômica, para o japonês Shimo, a Casa Pizza, o Namesa e a boate Sirena, em Maresias. Realizou direção de arte para os eventos Carlton Arts, Red Bull Music Academy, desfiles de moda da Cavalera e a ambientação de lounges para a jornalista de moda Erika Palomino no São Paulo Fashion Week.

Sandro Ackel - Coordenação de Imagens
Artista multimídia que participou de diversas exposições nacionais e internacionais como E- FLUX Virtual Gallery em Berlim e em Nova Iorque, Jamac na Galeria Vermelho de São Paulo, Projeto Cubo, intervenção multimídia no centro de São Paulo e a mostra Colectiv Criativity em Kassel, na Alemanha. Em 2004 foi premiado no VMB MTV pela direção de arte do videoclipe de Elza Soares.


Marcos Guzman - Produção Artística
Com reviews em revistas como Wallpaper, Interni e Frame, seu trabalho é concentrado na antecipação de tendências e artistas de vanguarda, atuando junto ao clube D-Edge de São Paulo no booking de produtores e DJs internacionais, além de levar talentos brasileiros como o DJ Pareto para turnês européias. Realizou projetos culturais em parceria com a Prefeitura de São Paulo, British Council, Goethe Institute e Consulado Geral da França.


Bid - Produção Musical
Multi-instrumentista, compositor, DJ, arranjador e produtor musical responsável pelo disco de ouro Afrociberdelia de Chico Science & Nação Zumbi - e por trabalhos para artistas como Seu Jorge, D2, Pavilhão 9, Mundo Livre S/A, Marina Lima, Fernanda Abreu, Planet Hemp, Jorge Benjor, Otto e o diretor Walter Salles Jr., entre outros.


DJ Soul Slinger - Produção Musical
Pioneiro da cena de música eletrônica drum'n'bass de Nova Iorque, responsável pela criação de um dos ícones da música eletrônica mundial, a editora Liquid Sky. Colaborou com África Bambaata, Ziggy Marley, Dee Lite e Arto Lindsay e é o criador do Ecosystem, evento de música, ecologia e direitos humanos realizado na selva amazônica com a colaboração da Greenpeace.


Mário Ramiro - Coordenação de Artes e Tecnologia
Artista plástico, começou trabalhando com espaços públicos de São Paulo, onde modificava ambientes arquitetônicos através de intervenções urbanas. Estes trabalhos o conduziram a experimentações com mídias não tradicionais envolvendo a reprodução de imagens (movimento Xerox Art). Mais tarde passou a usar as telecomunicações em seus trabalhos - rádio, telefones, televisão, videotexto e fax - e criou esculturas levitacionais (formas tridimensionais suspensas no ar) e esculturas térmicas com volumes invisíveis.


Eduardo Kac - Coordenação de Artes e Tecnologia
Pesquisa e implementa trabalhos no campo da Arte e Tecnologia, empregando as novidades das descobertas científicas na produção de obras artísticas. Participou de várias exposições no Brasil e no exterior, consolidando sua posição de "artista tecnológico", principalmente após a polêmica internacional com sua obra "GFP Bunny" (2000), que incluiu a criação, através de engenharia genética, de uma coelha que sob luz azul, emite luz verde, de propriedade de um laboratório de pesquisas genéticas.



Motorola
A Motorola é líder global em comunicação, fornecendo produtos e soluções de mobilidade - seamless mobility - nas áreas de banda larga, sistemas integrados e redes sem fio. Em casa, no automóvel, no trabalho, seamless mobility significa que você pode acessar as pessoas, coisas e informações de que precisa, em qualquer lugar, a qualquer hora, utilizando o poder da tecnologia convergente para possibilitar uma comunicação mais inteligente, rápida, econômica e flexível. A Motorola obteve vendas mundiais de US$ 31,3 bilhões em 2004.
Desde 1995, a Motorola investiu US$ 492 milhões no Brasil, incluindo o montante destinado à construção do Campus Industrial e Tecnológico de Jaguariúna, São Paulo. Além das áreas de manufatura de celulares (tecnologias CDMA, TDMA e GSM), terminais iDEN, estações radiobase, rádios profissionais e localizadores de veículos, está no Campus o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Terminais Celulares em hardware, software, mecânica e desenho industrial. Para obter mais informações, visite nosso site: www.motorola.com.br.

Nenhum comentário: