sexta-feira, julho 29, 2005

Punks de várias gerações unem forças para salvar o clube CBGB, berço do punk rock de Nova York

Reuters
Por Jordan Heller Weissman

NOVA YORK (Billboard) - Grupos e artistas punks de várias gerações prometeram dar seu apoio ao clube nova-iorquino CBGB. O espaço está lutando para renovar seu contrato de aluguel, que está prestes a chegar ao fim. O clube corre o risco de ser obrigado a fechar.

Nas próximas semanas, artistas como The Misfits, Thursday, Against Me, Liars, Dead Boys, Gorilla Biscuits e The Vandals vão se apresentar no clube numa série de concertos beneficentes para levantar fundos para a campanha do clube.

O fundo Save CBGB (Salve o CBGB) visa pagar as despesas legais do clube no lobby que este está fazendo junto ao Comitê de Residentes do Bowery (Bowery Residents Committee, ou BRC), proprietário do imóvel no qual o clube está instalado. O comitê é uma organização sem fins lucrativos que oferece serviços e abrigo para nova-iorquinos sem-teto ou deficientes físicos.

Outros artistas programados para se apresentar no clube incluem o Living Color, Flipper, Kid Dynamite, Bush Tetras, Chevelle, The Exit e World Inferno Friendship Society.

Além das apresentações, artistas e grupos como The Bangles, Elvis Costello e Sting já doaram objetos pessoais para um leilão destinado a levantar fundos. Steven Van Zandt, do E Street Band, também vem procurando negociar com o BRC, assim como o ex-vocalista dos Talking Heads, David Byrne, que se ofereceu para ajudar na mediação.

O proprietário do CBGB, Hilly Kristal, disse: "O CBGB está a favor da luta do BRC para ajudar os sem-teto. Nós só queremos renovar nosso contrato de leasing, para conservar esta casa histórica em seu local original."

O conflito se deve a uma série de aumentos do aluguel. De acordo com um porta-voz do CBGB, Scott Goodstein, em várias ocasiões o BRC aumentou o aluguel do imóvel ocupado pelo CBGB, no endereço 313 Bowery, sem informar o clube corretamente do que estava fazendo e, mais tarde, levando a questão à justiça para poder cobrar juros. A disputa mais recente envolve cerca de 80 mil dólares em aluguéis atrasados que o BRC afirma que lhe são devidos.

Em maio, o BRC interrompeu as negociações com Kristal sobre a renovação do contrato de leasing do espaço do clube. O contrato vai terminar em 31 de agosto. O comitê alegou que o clube violou normas de segurança anti-incêndios, entre outros problemas. De acordo com Goodstein, essas acusações são mera desculpa; o que o comitê quer realmente, segundo ele, é dobrar a receita que pode obter com o imóvel.

Se houvesse riscos de segurança reais, disse ele, "a prefeitura não nos deixaria operar". Um representante do BRC não respondeu ao pedido de comentário sobre a situação.

Goodstein diz que não existe a possibilidade de transferir o clube para outro local. "Não dá para mudar de lugar o palco e o clube onde tantas bandas tocaram, desde onde elas foram lançadas", ele explicou. "O CBGB é o Bowery. O único lugar onde esse tipo de energia nova-iorquina poderia acontecer e se expressar é o Bowery."

Ele diz que, se o contrato de leasing for renovado, "estamos dispostos a transferir todo o dinheiro da conta 'save CBGB' ao BRC". A organização de sem-teto ajuda a comunidade, diz ele, e artistas ficariam felizes em ter a oportunidade de ajudar pessoas carentes. "Os músicos adoram fazer coisas desse tipo."

Nenhum comentário: