quarta-feira, junho 08, 2005

Cartilha quer alertar pais para risco de download de música

da BBC, em Londres

Uma ONG britânica, em parceria com uma associação de gravadoras, lojistas e músicos, está lançando uma campanha internacional com o objetivo de educar pais e filhos sobre como baixar músicas legalmente pela internet.

A campanha da ONG Childnet e da associação Pro-Music vai ocorrer em um total de 19 países, incluindo o Brasil, onde será distribuída uma cartilha com orientações chamada Jovens, Música e Internet: Um Guia para os Pais Sobre P2P, Troca de Arquivos e Download.

Nesta quarta-feira, a campanha está sendo lançada em Grã-Bretanha, Alemanha e Itália. O lançamento em Estados Unidos e Cingapura deve acontecer em poucas semanas.

"No Brasil, ainda estamos acertando os detalhes, mas acredito que deverá ser lançada por volta da primavera", diz Julie Harare, porta-voz da Pro-Music. "O Brasil preocupa porque vem se mantendo, já há algum tempo, entre os dez países onde há mais pirataria."

Perigos ( ?? )

No entanto, Harare acha que "a medida em que o mercado se desenvolve, cresce também o desejo de legitimar o mercado de músicas online no país". "O importante é educação", diz.

A Childnet estima que apenas 10% dos pais têm idéia de como seus filhos baixam música pela Internet.

Além de proteger os interesses econômicos da indústria musical, que perde milhões de dólares com a pirataria, a Childnet diz que o objetivo principal da iniciativa é lançar um alerta geral sobre os perigos da troca de arquivos com estranhos.

"A lista dos possíveis problemas é enorme", diz Stephen Carrick-Davies, presidente da Childnet.

"Desde contato com pedófilos, acesso a pornografia e arquivos com vírus. Da mesma forma que crianças devem ter cuidado para falar com estranhos na rua, elas devem ter na Internet", explica.

Nenhum comentário: