sexta-feira, junho 24, 2005

Parodia.

Nike é acusada de plagiar banda de rock dos anos 80
Sexta, 24 de Junho de 2005, 16h29
Fonte: INVERTIA




A Nike está sendo acusada de ter copiado a capa de um disco de uma banda de punk rock de 1984 para promover o evento "Major Threat", série de apresentações de skate que ocorrerá no segundo semestre nos EUA.

A semelhança entre o cartaz de divulgação do evento da Nike a capa do álbum "Minor Threat", coletânea da banda homônima, foi apontada nesta sexta-feira em blogs nos EUA. Imediatamente, a gravadora independente Dischord Records emitiu nota afirmando não ter sido consultada pela Nike para liberar o uso da imagem.

"Ninguém nos pediu autorização, e também não teríamos autorizado de qualquer forma", afirma o ex-vocalista da banda e atual diretor da Dischord Records, Ian MacKaye, que assina a nota da gravadora.


"A Nike está usando nosso prestígio para tentar alcançar um público ainda maior, em um evento que eles já seqüestraram. Essa corporação multibilionária é contrária a tudo o que defendemos. Isso me dá nojo", completa.

MacKaye afirma que a gravadora ainda não decidiu que tipo de ação vai tomar contra a Nike, mas que certamente as exigências incluirão a retirada total da imagem plagiada do material de promoção da turnê. "Não queremos nenhuma associação com a Nike, não nos interessa", diz. A Nike, por sua vez, preferiu não comentar o caso.

Divulgação
...e o poster da turnê patrocinada pela Nike

Para o advogado Jordan Baker, a peça da Nike é claramente derivada da capa do disco "Minor Threat", o que não necessariamente significa, no entanto, que houve plágio.

"Existe a possibilidade de se alegar que foi feita uma paródia, o que é perfeitamente legal. Mas, no entanto, é difícil enxergar qual teria sido a crítica social ou de humor que a Nike teria feito no cartaz, condição necessária para a configuração de paródia", diz Baker.

Nenhum comentário: