quarta-feira, agosto 23, 2006
Clássico do Radiohead ganha releitura reggaeira
Foi lançado nesta terça-feira (22/8) nos EUA o CD "Radiodread", versão do clássico álbum "OK Computer", do Radiohead. As faixas do disco original ganharam releituras de reggae feitas pelo Easy Star All-Stars, grupo de artistas que já havia feito a versão dub para a obra-prima "The Dark Side of The Moon", do Pink Floyd. O disco, que virou "The Dub Side of The Moon" em 2003, conquistou milhares de fãs no mundo todo, inclusive no Brasil, onde houve show lotado há alguns meses.
Formado por músicos e produtores do selo de reggae baseado em Nova York Easy Star, o projeto de covers do Radiohead obedece a mesma ordem das faixas do disco que o inspirou - como aconteceu no caso do Pink Floyd. Mas as semelhanças param por aí. No mais, o Easy Star All-Star teve liberdade total para dar a cada música a cara do artista que a recriou.
Antes de optar pela releitura de "OK Computer", os músicos e executivos do selo Easy Star chegaram a cogitar outros clássicos, como "London Calling", do The Clash, e "The Wall", do Pink Floyd. A escolha pelo Radiohead, porém, veio após uma análise aprofundada de cada disco. "OK Computer" era o mais complexo para ser transposto para o reggae. "Escolhemos o Radiohead porque era o mais desafiador", conta o músico Michael G., arranjador do Easy Star no site da gravadora.
Entre os momentos altos do álbum está a participação do mestre Horace Andy (colaborador de longa data do Massive Attack) na faixa de abertura "Airbag" e "Exit Music (For a Film)", que virou um dub à la King Tubby pelas mãos de Sugar Minnot. Dá para ouvir trechos do álbum em sites como o Amazon.com.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário