Por Yinka Adegoke
NOVA YORK (Reuters) - A banda de rock alternativo OK Go, de Chicago, tornou-se mais popular no site de vídeos online You Tube do que jamais havia sido na MTV. O vídeo de esteira rolante da banda atraiu milhões de visitas na Internet, e foi exibido em programas de notícias em todo o mundo.
Os observadores da indústria fonográfica podem aprender com a experiência do OK Go, que demonstra que os internautas podem catapultar um grupo para a fama, desafiando a suposição generalizada de que vídeos de música precisam de orçamentos de milhares de dólares ou de diretores conhecidos em Hollywood.
O setor passa por uma lenta e ocasionalmente dolorosa transição, da velha maneira de comercializar CDs e vídeos de música à era digital, com distribuição online de música e vídeos, assistidos pelos fãs na Internet ou em players de mídia como o popular iPod, da Apple Computer.
Sites como o YouTube, MySpace, PureVolume e outros permitem que artistas iniciantes divulguem vídeos, usualmente produções de imagem nebulosa e baixa definição, a custo baixo ou zero.
O OK Go, que grava para a Capitol Records, parte do EMI Group, diz que seus dois mais populares vídeos, "A Million Ways" e o novo sucesso "Here It Goes Again" --conhecido popularmente como "a dança da esteira rolante" (http://youtube.com/watch?v=jWCSGGrU9MA)-- foram primeiro veiculados no YouTube por fãs que os gravaram no site da banda, www.okgo.net.
"Por sorte tivemos algumas idéias excelentes", disse Damian Kulash, de 29 anos, vocalista do OK Go.
"O vídeo da esteira rolante, por exemplo, foi idéia da minha irmã... e não precisamos de muito dinheiro para executá-lo", disse.
"A Million Ways", gravado em apenas cinco tomadas, não só se tornou um dos vídeos mais assistidos no YouTube como um dos mais imitados. Centenas de paródias e imitações dos passos de dança foram enviados ao site por fãs entusiasmados dançando por toda parte, de bailes de formatura a festas de casamento.
O sucesso do OK Go e outras bandas no YouTube encorajou a empresa iniciante a abrir um canal dedicado aos músicos que ainda não se tornaram famosos. O YouTube diz que 120 mil bandas e artistas assinaram, desde o lançamento, em junho.
segunda-feira, agosto 28, 2006
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