THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL
Num festival que se propõe a discutir linguagens eletrônicas, natural que exista espaço para a música eletrônica. Mas num festival que se propõe a discutir linguagens eletrônicas, espera-se que os documentários sobre música eletrônica tenham um mínimo de ousadia estética, uma narrativa que procure fugir do tradicionalismo. Não é o que acontece na mostra File-CD [Cinema Documenta].
A seleção traz 11 produções que, em sua maioria, pelo padrão de filmagem (entrevistas estáticas com os personagens seguidas por imagens de apresentações), poderiam ter como tema não a dance music, mas o jazz dos anos 30 ou o rock progressivo dos 70.
Mas como o assunto aqui é fascinante, vamos esquecer a forma. "Put the Needle on the Record" (ou "Ponha a Agulha sobre o Registro"), de Jason Rem, mostra a popularização do DJ, principalmente sob o olhar americano.
Já "Modulations" (98), de Iara Lee, "10 Anos de Música Eletrônica no Brasil" (2002), de Ruth Slinger, e "Ground: Do Under ao Over" (04), de Cristiano Winter, levam a discussão para a Europa (o primeiro) e Brasil.
O File-CD tem entrada gratuita e acontece na Galeria de Arte do Sesi, a partir das 18h30, de amanhã até 3/ 9. A programação completa está em www.file.org.br.
segunda-feira, agosto 14, 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário