sexta-feira, setembro 22, 2006

Conselho obriga pessoas a queimar as mãos na Índia

Um conselho local do norte da Índia obrigou cerca de cem pessoas a queimar as mãos com óleo fervendo para descobrir o autor de um roubo, informou a rede de televisão local NDTV.

O "panchayat" (conselho local) do povoado de Ranpur, no estado indiano do Rajastão, decidiu, após o desaparecimento de alguns sacos de trigo em uma escola, que a melhor forma de identificar o responsável pelo roubo era obrigando os suspeitos a pegar um anel dentro de um recipiente cheio de óleo fervendo.

Segundo a crença medieval local, o ladrão acabaria com todo o seu braço queimado, ao passo que os inocentes só sofreriam leves queimaduras nos dedos. Quase cem suspeitos, todos eles membros de uma tribo local, sofreram queimaduras em suas mãos e dedos tentando provar sua inocência.

Todos ficaram tão traumatizados e com tanto medo de serem isolados e rejeitados pela sua comunidade que sequer se atreveram a apresentar uma denúncia, informou a rede de televisão. "Todos tivemos que tomar um banho e depois, por turnos, tirar o anel do recipiente com óleo quente", declarou Jagdish, uma das vítimas, que acrescentou que, "na hora, não doeu muito", embora tenha ficado com "graves queimaduras". "Disseram-nos que era um costume do povo", disse Mangilal, outro dos afetados, que contou que foram os professores da escola que os submeteram à provação.

Após a divulgação do ocorrido, a Polícia deteve os culpados, entre eles as pessoas que integravam o tribunal local. Além disso, autoridades suspenderam de seus cargos os membros da administração local que não denunciaram os fatos.

No entanto, muitas das vítimas ainda sentem medo e não querem depor contra os membros do "panchayat" responsáveis por seus ferimentos, que são de uma casta superior.

EFE
Agência Efe - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência Efe S/A.

Nenhum comentário: