sexta-feira, setembro 22, 2006

ONGs antidrogas atacam bebida "Cocaína"

Fonte: INVERTIA

Organizações antidrogas britânicas atacaram nesta quinta-feira a empresa americana fabricante de uma nova bebida energética chamada Cocaine ("Cocaína").

O produto está sendo considerado pelos consumidores uma alternativa legal à droga. A Cocaine é feita com doses altas de cafeína.

A fabricante afirma que o nome do produto é "engraçado", mas críticos afirmam que a bebida é uma maneira cínica de promover o consumo de drogas e levar os jovens ao vício. "É uma bebida energética, e tem um nome divertido. Assim que as pessoas olham para a lata, sorriem", afirmou o inventor da bebida, Jamie Kirby, ao jornal Daily Mail. Segundo ele, a Cocaine é 350% mais forte que um Red Bull.

Mas David Reynes, do órgão nacional anti-drogas, afirma: "Essa é uma tática bem cínica de explorar o uso de drogas para benefício próprio".

A bebida que tem 280 miligramas de cafeína é produzida pela companhia Redux Beverages, sediada em Las Vegas, nos Estados Unidos. Segundo o site da empresa, o único jeito de conseguir mais cafeína de uma vez só é consumir um café expresso.

"O fato é que, subliminarmente, eles estão tornando a imagem da droga como algo legal. E é isso que as crianças querem ser", afirmou David Reynes. "As crianças vão beber Cocaine e inevitavelmente vão juntar as coisas. A bebida em si é inócua, mas estará remetendo ao uso de cocaína", declarou.

A empresa vem recebendo diversas reclamações sobre a bebida no Reino Unido e em outros países da Europa. Os principais consumidores do produto são adolescentes, segundo o Daily Mirror.

Nenhum comentário: