Um grupo de 35 pessoas sofreu queimaduras de primeiro e segundo graus nos pés depois de caminhar sobre brasa durante um curso de neurolingüística, na tarde de anteontem, em Campinas. O curso foi realizado no Hotel Premium Norte, no distrito Nova Aparecida, e ministrado pelo empresário Wagner Dias Barbosa Lima, de 36 anos, de São Paulo. Os feridos foram atendidos por uma empresa particular de ambulâncias, contratada pelo hotel, e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Todos foram liberados após o socorro. Cerca de 30 casais participaram do evento.
Segundo o boletim de ocorrência registrado no 4 Distrito Policial (DP), Lima declarou aos policiais ser instrutor de cursos de casais e que uma das etapas do treinamento era os casais andarem sobre brasas. Apesar do incidente, nenhuma vítima representou contra o empresário. Apenas um participante, Fernando Marcelo Aragão, de São Paulo, compareceu ao DP, mas não quis fazer a representação, segundo a polícia. O grupo, no entanto, tem o prazo legal de seis meses para prestar queixa contra o responsável pelo evento.
De acordo com o Samu, os feridos foram atendidos no saguão do hotel. "Todos gritavam muito de dor. Estavam sentadas no chão e se arrastavam. Foi uma cena muito impressionante", disse um dos profissionais que participaram do atendimento médico. Segundo os especialistas, as queimaduras de primeiro grau são leves, deixam um vermelhão e provocam dores. Já as queimaduras de segundo grau são aquelas que formam bolhas, com queimaduras de primeiro grau ao redor. "Alguns pacientes precisaram receber medicação na veia", completou o profissional.
Os responsáveis pelo atendimento médico ressaltaram que não havia kits de primeiros socorros no local do treinamento e que, após medicados, as vítimas evitaram falar sobre o assunto.
A reportagem da Agência Anhangüera de Notícias (AAN) conversou rapidamente por telefone na tarde de ontem com dois participantes do evento, ambos de São Paulo, e eles minimizaram o incidente.
"Passei sobre as brasas com o meu marido e nada me aconteceu. Pelo o que eu sei, apenas duas ou três mulheres tiveram queimaduras nos pés porque ficaram muito nervosas quando passaram", disse Neide, mulher de Aragão, que não foi localizado pela reportagem. Samuel Andrade Guimarães também disse que passou sobre as brasas com a mulher e que não sofreram qualquer tipo de ferimento. "É melhor você conversar com o Wagner Dias (Barbosa Lima), que ministrou o curso", afirmou.
A reportagem tentou contato com Lima em três números de telefone, mas não conseguiu localizá-lo. A gerência do Hotel Premium Norte também foi procurada, mas também não foi localizada. Assim como Lima, nenhum representante do hotel havia retornado as ligações da reportagem até o fechamento desta edição.
Wagner Dias Barbosa Lima é autor de dois livros Quem você pensa que é? e Nada na vida é por acaso. De acordo com o site do empresário, a primeira publicação apresenta metáforas que ilustram temas que compõem a identidade, a origem das crenças, a continuidade dos hábitos e incentiva o leitor a realizar as mudanças que julga necessárias, além de fazer refletir "sobre o amor, sobre a fé, o perdão e sobre o poder dos nossos sonhos". Na segunda publicação, o empresário usa como analogia a vida dos espermatozóides e a luta pela fecundação para mostrar como "a fé e a determinação, coragem e liberdade para escolher são fatores decisivos para a realização dos sonhos."
segunda-feira, setembro 18, 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário