sexta-feira, setembro 02, 2005

MC Solaar estréia ao vivo no Brasil e promete show energético com jazz, sons árabes e rock

FERNANDO KAIDA
Enviado especial ao Rio

Prestes a se apresentar pela primeira vez no Brasil, o rapper MC Solaar declarou que o público pode esperar uma apresentação "energética e dinâmica", que abrangerá diversos períodos de sua carreira.

"Terá um pouco de jazz, que fazíamos no início dos anos 90, sons árabes e rock", contou o MC ao UOL Música durante entrevista no Rio de Janeiro. "Mas, também veremos como o público reage, já que sempre podemos fazer mudanças na hora".

Solaar, que se chama Claude M'barali, nasceu no Senegal e foi para a França em 1970. O rapper está no Brasil como uma das atrações do festival Motomix, cuja terceira etapa, com apresentações de artistas da música eletrônica francesa, acontece nesta quinta-feira (1º), no Rio de Janeiro, e no sábado (3), em São Paulo.

O rapper passou a chamar a atenção do público para o hip hop francês no começo dos anos 90, quando lançou seu primeiro disco, "Qui Seme le Vent Recolte le Tempo", de 91. Dois anos depois, Solaar cantou na música "Le Bien, Le Mal", do seminal álbum "Jazzmatazz", do norte-americano Guru, considerado um dos pilares da mistura de rap e jazz. A faixa, segundo o francês, tem presença garantida no repertório do show.

No palco, o MC é acompanhado por um DJ, cantoras de apoio e uma banda formada por teclado, guitarra, baixo e bateria acústica "para trazer algo vivo para a música". A base de tudo, porém, é fornecida pelas programações eletrônicas. "Os músicos seguem isso e dão mais energia ao som", afirma.

O MC, que chegou nesta quarta-feira ao país, declarou estar ansioso por descobrir o rap nacional e, apesar de não conhecer previamente nenhum artista, revelou ter gostado de alguns nomes que lhe foram mostrados, como Sabotage e Black Alien. "Soa bem, não se parece com o rap americano", disse.

Considerado na década passada uma espécie de embaixador do rap francês, Solaar acha que hoje o estilo passa por um período menos inspirado no país. "Isso é normal acontecer. No passado haviam 20 grupos novos por ano que ficavam conhecidos. Hoje em dia são quatro ou cinco que conseguem criar algo diferente. Os que ficam são sempre os mais criativos". Entre os novos nomes que merecem destaque, o já veterano rapper cita o grupo Saian Supa Crew.

Sobre a pressão de representar a música de seu país quando começava sua carreira, Solaar declara ter ficado feliz, apesar de não se sentir preparado na época. "Procurei ficar tranquilo com isso, mas me tornei o 'embaixador' porque fui o único a sair de lá". Para o cantor, o fato de fazer música com o mesmo estilo que artistas norte-americanos como Pete Rock & CL Smooth, A Tribe Called Quest, Gangstarr e Jungle Brothers, que contavam com um bom espaço dentro do hip hop, o ajudou a entrar nos Estados Unidos, mesmo cantando em francês.

Com letras de temática política e social, Solaar conta que os problemas que o inspiravam a escrever no começo da carreira continuam a existir. "Nos anos 90, eu deixei a escola e não sabia que me tornaria um músico. Nessa época eu falava de racismo, sexismo, guerra, bombas. No segundo disco, 'Prose Combat', de 1994, foi a mesma coisa, e agora vejo que os temas continuam atuais", afirma o rapper, que é influenciado principalmente por três compositores: o jamaicano Bob Marley, o canadense Leonard Cohen e o francês Serge Gainsbourg.

O mais recente álbum do rapper é "Mach 6", de 2003. "Em setembro devo começar a trabalhar no próximo disco, que já tenho na cabeça", revela.

Durante a coletiva realizada no Rio, uma representante da ONG Viva Rio informou ao rapper e demais músicos convidados para o festival que haverá um referendo na cidade, em outubro, pelo desarmamento da população. Solaar declarou que acha a idéia "um passo extraordinário" para que os civis deixem de portar armas e se ofereceu para vestir a camiseta da campanha.

FRENCH TOUCH

Além de MC Solaar, a programação do Motomix conta ainda com um time de primeira linha de produtores da música eletrônica francesa. Se apresentam no Rio e em SP a dupla The Youngsters, o grupo Super Discount 2 --formado pelos renomados produtores Etienne de Crecy e Alex Gopher-- os músicos Ben Dubphonic e Alex Kid, juntamente com os brasileiros Soulslinger e Bid.

Com o Super Discount, Crecy e Gopher ajudaram a difundir a eletrônica francesa na década de 90, que ficou conhecida como french touch, e englobava também nomes como Daft Punk, Cassius, Motorbass, Dimitri From Paris e Air.

ALEX KID

O produtor e músico se apresenta pela quarta vez no país e foi um dos coordenadores do workshop que resultou na Project Band, composta por novos músicos brasileiros. O grupo fez sua estréia ao vivo no último dia 27, em Porto Alegre, e está na programação das outras duas datas do Motomix.

"Foi difícil e estimulante", disse o produtor sobre o trabalho de dar forma à Project Band, já que está mais acostumado a trabalhar sozinho ou em dupla com o produtor Ben no grupo Dubphonic.

Atualmente trabalhando em um novo álbum de Alex Kid, com lançamento previsto para setembro de 2006, o francês conta que finalizou recentemente um disco do seu grupo de rock Veo Veo e está trabalhando no novo CD do Dubphonic. Sobre este último, Kid declara que gostaria de contar com a colaboração de brasileiros como o músico Bruno Buarque e as cantoras Ceu e Cibelle.

No evento, Kid toca com a Project Band sua mistura de eletrõnica e instrumentos acústicos e também fará discotecagens. Questionado sobre que discos fazem parte de seu case, o DJ afirma tocar "um pouco de electro, rock, house, anos 80". Quando criança, Kid passava muito tempo na loja de discos de um tio. Uma das primeiras músicas que chamaram sua atenção na época, "Funkytown", do grupo disco dos anos 70 Lipps Inc., ainda hoje faz parte de seu set.

_______________________________
MOTOMIX

RIO DE JANEIRO
Data: quinta-feira (1º/9)
Local: Clube Mourisco (Av. Repórter Nestor Moreira, S/N - Praia de Botafogo)
Preço: R$40 (há meia entrada)
Pontos de venda: FNAC do Barra Shopping e Lojas Centauro; por telefone: 0800 70 34 637; na Internet www.hellomoto.com.br
Mais informações: 0800 773 1244

PROGRAMAÇÃO:

22h - BiD
22h45 - Project Band
23h30 - Ben Dubphonic c/ Alex Kid
24h - MC Solaar
1h30 - The Youngsters
3h00 - Super Discount 2
4h30 - DJ Soul Slinger

SÃO PAULO
Data: sábado (3/9)
Local: Espaço das Américas (Rua Tagipuru, 795, Água Branca)
Preço: R$50 (há meia entrada)
Pontos de venda: Lojas Centauro, Alexandre Herchcovitch, Glória Coelho, FNAC Paulista e Pinheiros; por telefone: 2191-6900; na Internet www.hellomoto.com.br
Mais informações: 0800 773 1244

PROGRAMAÇÃO:

22h - BiD
22h45 - Project Band
23h30 - Ben Dubphonic
00h30 - MC Solaar
2h00 - The Youngsters
3h30 - Super Discount 2
5h00 - Alex Kid
6h30 - DJ Soul Slinger

Nenhum comentário: