segunda-feira, janeiro 30, 2006

Arctic Monkeys quebra recorde de vendas no Reino Unido com álbum de estréia

da Redação

Com seu primeiro CD, "Whatever People Say I Am, That's What I'm Not", a banda inglesa Arctic Monkeys quebrou no domingo (29) o recorde britânico de vendas mais rápidas de um álbum de estréia.

Desde o dia 23 de janeiro, quando foi lançado, o álbum vendeu mais de 363.700 cópias, desbancando o recorde anterior, que pertencia ao grupo Hearsay. Formado em um "reality show" da TV britânica, o grupo pop vendeu cerca de 306 mil unidades de seu disco "Popstars" na primeira semana de lançamento, em 2001.

Ao contrário do Hearsay, que era acima de tudo um produto criado na televisão, de onde veio toda sua popularidade, o quarteto Arctic Monkeys é um dos mais bem-sucedidos casos de banda independente que atingiu a fama com o uso da Internet como ferramenta de propagação.

Os Arctic Monkeys fizeram seus primeiros shows em 2003 e, neles, entregaram seus CDs demo a fãs que os divulgaram num Web site.

Com isso, antes mesmo de ter o álbum lançado, o grupo de rock já fazia shows lotados para platéias que conheciam suas canções, tudo graças ao boca-a-boca gerado pela troca de MP3s da banda.

O primeiro lançamento do Arctic Monkeys foi o compacto "Five Minutes With The Arctic Monkeys", bancado pelos próprios músicos. Lançado no meio de 2005, o single de tiragem limitada esgotou-se rapidamente das lojas especializadas e ajudou a aumentar o interesse pelos ingleses, que acabariam assinado um contrato com a gravadora de Londres Domino Recors, também lar dos escoceses do Franz Ferdinand.

Um representante da gravadora disse que ela tem muito orgulho do feito do novo grupo.

"Uma banda como Arctic Monkeys é algo que só aparece a cada dez anos, mais ou menos. Acho que as letras e a energia da banda encontraram eco junto ao público britânico", disse o representante à agência de notícias Reuters.

Quando o segundo single --o primeiro pela Domino-- "I Bet You Look Good on the Dancefloor" saiu em outubro e foi para o primeiro posto da parada de singles britânica, o nome do Arctic Monkeys já estava por todos os lugares.

O mais recente single, "When the Sun Goes Down", também atingiu o topo da parada, mas já desceu para a segunda posição para dar lugar à música "Nasty Girl", lançamento póstumo do rapper nova-iorquino Notorious BIG.

O sucesso do álbum de estréia do Arctic Monkeys vem coroar uma semana de sucesso para o quarteto, que foi indicado para quatro dos prêmios mais importantes do NME Awards, premiação promovida pelo semanário britânico de música pop "New Musical Express", que acontecerá em 23 de fevereiro.

A banda foi indicada aos prêmios de melhor banda britânica, melhor banda nova, melhor banda ao vivo e melhor música, com "I Bet You Look Good On The Dancefloor".

Além disso, o mesmo "NME" colocou o álbum "Whatever People Say I Am, That's What I'm Not" em um honroso quinto lugar, em uma lista com os 100 maiores álbuns britânicos de todos os tempos.

Elaborada pelos escritores do semanário, a lista traz o extinto grupo de Manchester Stone Roses na primeira posição, com seu álbum de estréia, homônimo, lançado em 1989. O Arctic Monkeys é a banda mais nova a figurar no Top 10, que traz ainda "Revolver", clássico dos Beatles, na nona posição.


(Com informações da agência Reuters)

Nenhum comentário: