terça-feira, janeiro 31, 2006

MIT mostra protótipo de laptop popular em novembro

IDG Now!

O Laboratório de Mídia do MIT espera lançar um protótipo do notebook de 100 dólares, que está sendo avaliado pelo governo brasileiro, em novembro, informou Nicholas Negroponte, chairman e co-fundador do laboratório.

O objetivo do laptop barato é atender países em desenvolvimento e ser usado por estudantes. A expectativa é que o portátil de 100 dólares comece a ser produzido em volume no final de 2006.

"Em países emergentes, a grande questão não é a conectividade", afirmou Negroponte durante "Emerging Technologies Conference", no campus do MIT (Massachusetts Institute of Technology). "Muitas pessoas estão trabalhando em Wi-Fi, 3G, 4G, etc. Para educação, o alvo é laptops".

Os pesquisadores do MIT acredita que dando aos estudantes com um laptop vai ajudar a melhorar o seu nível de educação.

O laboratório espera mostrar o protótipo do notebook de 100 dóalres durante o World Summit on the Information Society (WSIS), que acontece entre 16 e 18 de novembro, na Tunísia.

O alvo inicial do MIT é o Brasil, China, Egito, África do Sul e Tailândia, de acordo com Negroponte, bem como o Estado de Massachusetts, que se comprometeu de equipar as escolas com o notebook no final de 2006.

Negroponte estima produção entre 5 milhões e 15 milhões para estes mercados no final de 2006. Em dezembro de 2007, segundo o executivo, a produção deve ficar entre 100 milhões e 150 milhões, três vezes mais do que a venda anual de laptops atualmente.

Durante o Fórum Econômico Mundial, na Suíca, em janeiro deste ano, Negroponte lançou uma organização sem fins lucrativos chamada de One Laptop Per Child (Um Laptop por Criança), que está trabalhando com parceiros como a AMD, Google, News Corp. e Red Hat.

O modelo de notebook proposto leva processador de 500 MegaHertz (MHz), monitor de cristal líquido (LCD) de sete polegadas e resolução de 640 por 480 pixels, disco rígido de 5 Gigabytes, quatro portas USB e sistema operacional Linux.

China Martens - IDG News Service/EUA

Nenhum comentário: