Sua TV aumenta o volume durante os intervalos comerciais? Apesar de muitas redes negarem qualquer oscilação no som da transmissão durante o intervalo comercial, acaba de chegar à Câmara projeto de lei que pretende acabar com isso. Segundo a proposta, de autoria do deputado Ivo José (PT-MG), as emissoras de rádio e TV que elevarem o volume de suas transmissões durante os comerciais poderão ser cassadas.
Na lei em vigor, a 10.222, que visa a regular os sinais de áudio das TVs e rádios, as emissoras que não cumprirem a padronização dos sinais estão sujeitas a suspensão por 30 dias.
Segundo o projeto, que será analisado em caráter conclusivo na Câmara nos próximos meses, a rede que aumentar o volume durante o break receberá uma multa. No caso de reincidência, terá sua transmissão de intervalos comerciais suspensa por 30 dias. Somente se abusar uma terceira vez, pode ter sua outorga cancelada.
Na Globo, a explicação para as constantes reclamações de telespectadores sobre a oscilação do volume durante os intervalos comerciais é o tom mais dinâmico que algumas propagandas são gravadas. É esse tom, segundo a rede, que dá a impressão de que o volume do comercial está mais alto.
Para técnicos da Albert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), essa oscilação de volume existe e é bem maior do que se imagina. Eles alegam que algumas produtoras de comerciais enviam os filmes publicitários com o volume mais alto do que deveriam, deixando o ajuste para os operadores de áudio das emissoras, o que nem sempre acontece. As produtoras, por sua vez, se eximem da culpa e dizem que tudo o que gravam está dentro das normas. Talvez com punição os culpados apareçam.
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