terça-feira, janeiro 31, 2006

Red Hat anuncia apoio ao laptop de US$ 100

IDG Now!


A fabricante de distribuições Linux, Red Hat, oficializa nesta terça-feira (31/01) a sua participação como sócia-fundadora do projeto One Laptop Per Child (OLPC), organização que promove o notebook de cem dólares para crianças e escolas em países em desenvolvimento.

O computador verde que roda a 500 MHz, ainda em fase de protótipo, terá como sistema operacional uma versão mais enxuta do Red Hat Linux, além de ser movido por energia proveniente de tomada ou manivela.

Veja o notebook de 100 dólares, clique aqui.

Cada um dos laptops servirá como um ponto de rede que compartilha a conexão, sendo que se um aparelho estiver online, outras máquinas ao seu redor também podem se beneficiar da mesma conexão.

A idéia principal do projeto é prover um laptop de baixo preço para ajudar na educação de crianças em países em desenvolvimento, com os custos de responsabilidade dos respectivos governos.

Apesar de manter por mais de um ano conversas com a OLPC, só agora a Red Hat decidiu formalmente apoiar o projeto. Outras companhias que também participam da OLPC são a Advanced Micro Devices (AMD), Brightstar, Google, News Corp. e Nortel Networks.

Em comunicado recente à imprensa, a Organização das Nações Unidas (ONU) revelou que cada uma das companhias está doando dois milhões de dólares à organização, apesar de nenhuma delas confirmar o seu investimento.

Mesmo apoiando a OLPC, a Red Hat afirma que o seu sistema não está confirmado como o oficial para o laptop de 100 dólares. "O notebook é uma plataforma muito aberta, similar a um PC; qualquer sistema pode rodar nele", disse Mike Evans, vice-presidente de desenvolvimento corporativo da Red Hat.

Quando Nicholas Negroponte, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), exibiu o aparelho em novembro do ano passado, no entanto, o sistema operacional era uma variante mais enxuta do Fedora, sistema operacional de desenvolvimento aberto mantido pela Red Hat.

Segundo a ONU, já foram encomendados e pagos à OLPC cerca de cinco milhões de laptops, todos programados para a entrega a partir de 2007.


China Martens - IDG News Service, EUA

Nenhum comentário: