segunda-feira, janeiro 30, 2006

Álvaro Pereira Jr.

Orkut só serve para falar

Cada vez que acontece alguma coisa importante no Brasil e isso leva à criação de mais uma comunidade no Orkut, me dá uma tristeza dos diabos. Há poucos dias tivemos a lambança dos ingressos do U2, e não deu outra: surgiram dezenas de comunidades descendo a lenha nos organizadores.
Não que os organizadores não mereçam, não é isso. É que uma comunidade dessas não serve para nada, só para as pessoas falarem, falarem... O Orkut, fenômeno social avassalador no Brasil, presta para que a nova geração, aquela da internet, da superdose de informação, enverede pelo mesmo caminho de seus bisavós. Como se faz no Brasil há 500 anos, a molecada do Orkut troca a prática pelo discurso.
Como já escrevi há semanas, o Orkut só conta no Brasil. Fora daqui, a comunidade virtual que bomba chama-se myspace.com. Ela não é só papo-furado. Serve para muita coisa, principalmente para músicos novos que precisam de divulgação.
Leitores de "Escuta Aqui" que também são músicos e entraram no myspace.com contam histórias de sucesso. Um deles diz que teve de parar de adicionar amigos e chegou a tirar do ar suas músicas mais legais, porque "aparece tanta gente propondo parcerias que acaba gerando a maior confusão".
Outro relata: "Coloquei a minha bandinha ali sem grandes pretensões, e a coisa meio que vem saindo do controle, pro bem e pro mal. Quanta diferença da jequice dos sites de música locais e do fofoqueiro Orkut".
Enquanto isso, no Orkut, o povo fala, fala, fala...

Nenhum comentário: