segunda-feira, novembro 14, 2005

Brasil cai em ranking de supercomputadores.

Ralphe Manzoni Jr - IDG Now!

O Brasil manteve quatro supercomputadores no ranking Top500 com principais sistemas do mundo, mas todos eles caíram de posição na lista divulgada nesta segunda-feira (14/11).

Os quatro supercomputadores brasileiros são da Petrobras e ocupam a 120ª, 122ª, 164ª e 380ª posições. No ranking anterior, divulgado em junho, eram 95º, 97º, 118º e 208º colocados.

O líder do ranking pela terceira vez consecutiva é o BlueGene/L, da IBM, que está instalado no Laboratório Nacional Lawrence Livermore, na Califórnia, nos Estados Unidos.

O supercomputador mais rápido brasileiro é equipado com 1024 processadores da Intel e com capacidade de processamento de 3,7 teraflops (o que equivale a 3,7 trilhões de operações por segundo). Ele é uma máquina da IBM.

O líder do ranking, o BlueGene/L, é 75,8 vezes mais rápido, pois tem desempenho de 280,6 teraflops.

Ele é mais de três vezes mais rápido que o segundo colocado, o BGW, da IBM, com 91,2 teraflop, instalado no Centro de Pesquisa Thomas J. Watson, da IBM.

No próximo ranking, que deve ser anunciada em jullho de 2005, o Brasil deve ter mais um supercomputador na lista.

Trata-se de um supercomputador adquirido pela USP (Universidade de São Paulo), adquirido da Sun Microsystems, com capacidade de processamento de 2,8 teraflops.

Países


Os Estados Unidos são o país com mais supercomputadores na lista Top500, com 305 sistemas. Em seguida, vem a Europa, com 100 máquinas e Ásia, com 66.

Na Europa, o Reino Unido é o líder com 41 supercomputadores na lista.

Em relação a fornecedores, a IBM lidera com 43,8% dos supercomputadores, seguida pela Hewlett-Packard Co.com 33,8% de todos os sistemas.

Dois terços dos 500 supercomputadores são equipados com chips da Intel. Os processadores Power, da IBM, estão em 73 sistemas e a AMD equipa 55 máquinas, mais do que o dobro da lista de junho.

O ranking Top500 é organizado por Erich Strohmaier e Horst Simon, do National Energy Research Scientific Computing Center (NERSC)/Lawrence Berkeley National Laboratory, nos Estados Unidos, Hans Meuer, da Universidade de Mannheim, na Alemanha, e Jack Dongarra, da Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos.

Nenhum comentário: