quarta-feira, novembro 09, 2005

Livro inaugura coleção sobre música

DA REPORTAGEM LOCAL

"Reações Psicóticas" é o livro que inaugura a coleção Ie Ie Ie, nome com que a editora Conrad deve abrigar outros lançamentos relacionados à crítica musical.
Após Lester Bangs, o próximo autor a ganhar as livrarias brasileiras será Greil Marcus, que fez a edição original de "Reações Psicóticas". Com estilo mais sóbrio do que o do amigo, é um dos poucos críticos cujos textos exercem influência quase tão aguda quanto os de Bangs. Ele terá uma versão em português de seu "In the Fascist Bathroom", lançado em 1999 nos Estados Unidos.
O livro é uma compilação de artigos de Marcus publicados em jornais e revistas como "Village Voice" e "Rolling Stone", entre outros, tendo a ascensão do punk como alvo, e não só; ele fala também de Bruce Springsteen, Bob Dylan, Fletwood Mac... A edição brasileira terá parte do material.
"A coleção será didática, sempre com textos introdutórios. Será como um "primeiros passos" para a escrita de rock. Serão um pouco maiores do que livros de bolso, vendidos em livrarias e, talvez, em algumas bancas", diz Mateus Potumati, da Conrad.
O volume com os artigos de Marcus deve ser lançado no começo do ano que vem. Depois, segundo os planos da Conrad, será a vez de Nick Tosches e seu "Country: The Twisted Roots of Rock "N" Roll", com ensaios sobre country, r&b, jazz e rock, editado pela primeira vez nos EUA em 1996. "Publicaremos um capítulo do livro", afirma Potumati.
Para o quarto lançamento da coleção, a idéia é apresentar uma coletânea do jornalista britânico Simon Reynolds, que esteve no Brasil em agosto para o festival Campari Rock, onde participou de debate e tocou como DJ.
Reynolds já lançou dois livros essenciais: um sobre a história da eletrônica ("Energy Flash: A Journey through Rave Music and Dance Culture", de 1998), outro sobre o período pós-punk ("Rip it Up and Start Again: Post Punk 1978-1984", de 2005).
"Em princípio, lançaríamos o "Rip it Up'", diz Potumati, "mas o Simon está selecionando textos sobre grime e eletrônica, que é o que ele mais gosta atualmente". É o que pode chegar ao Brasil.
Se a coleção se sair bem nas livrarias, a editora deve lançar obras com textos de autores brasileiros. (TN)

Nenhum comentário: