quinta-feira, novembro 10, 2005

Obra solo de Lennon será oferecida para download

Por Steve Gorman

LOS ANGELES (Reuters) - Todo a obra individual de John Lennon poderá ser baixada na Internet a partir de dezembro, o que o torna o primeiro ex-Beatle a ter na rede todas as suas músicas compostas fora do grupo, disse sua gravadora na quarta-feira.

O material vai do primeiro disco solo, com a banda Plastic Ono, até canções como "Imagine" e "Double Fantasy". Elas serão vendidas por serviços como Napster, Rhapsody, MSN Music e Yahoo Music Unlimited, segundo a EMI Music.

Um site de música que ficou de fora é o iTunes, devido a uma disputa entre sua empresa-mãe, a Apple Computer, e a Apple Corps, que representa os Beatles.

Uma coletânea dupla de Lennon, "Working Class Hero", começará a ser vendida em formato digital na segunda-feira, segundo a EMI. O resto da sua coleção solo ficará disponível para download a partir de 5 de dezembro na Grã-Bretanha e do dia seguinte nos Estados Unidos.

Algumas canções de Lennon serão oferecidas para download diretamente para telefones celulares, segundo a gravadora.

"Working Class Hero" não foi um sucesso nas lojas. Ficou em 135o. lugar na lista pop da Billboard e vendeu apenas 32 mil cópias desde seu lançamento, há cinco semanas, segundo a SoundScan.

A viúva de Lennon, Yoko Ono, se disse feliz pelo fato de a música dele estar disponível para uma nova geração de fãs da música digital. "A nova tecnologia é algo que ele sempre abraçou, e isso é algo que ele teria adorado", afirmou ela.

A EMI está negociando com a Apple Corps para oferecer as canções dos Beatles para download no futuro, segundo um porta-voz da gravadora. Até agora, nenhuma gravação da banda foi oferecida por serviços legais da Internet.

A obra individual de George Harrison não está disponível para download em sites legítimos. De Paul McCartney consta apenas seu último álbum, "Chaos and Creation in the Backyard", segundo o selo Capitol Records. Já de Ringo Starr, de acordo com a publicação Daily Variety, algumas músicas da carreira solo podem ser compradas online, mas não há como baixar discos inteiros que ele gravou na década de 1970, como "Beaucoups of Blues", "Ringo" e "Goodnight Vienna".

O lançamento digital da obra de Lennon coincide com seu 65o. aniversário, comemorado em outubro, e com os 25 anos do seu assassinato, cometido por um fã enlouquecido diante do apartamento do cantor em Nova York, no dia 8 de dezembro de 1980.

Nenhum comentário: