sexta-feira, novembro 25, 2005

Italianos criam presépio com mulher pelada.

Da Redação

Todo Natal é a mesma coisa: Jingle Bells pra cá, Papai Noel pra lá, panetone acolá e presépios e mais presépios para todo lado. Cansados da monotonia, os irmãos Scuotto, da cidade italiana de Nápolis, resolveram variar e criar um presépio mais animadinho. Além da Sagrada Família, dos três reis magos, dos pastores e da bicharada, eles colocaram também uma mulher pelada e mais três seminuas tomando banho em um rio em um presépio em uma exposição dentro de uma igreja.

A nudez, é claro, revoltou os mais carolas. "A idéia do nu feminino inserido no contexto do presépio poderia escandalizar qualquer beato. Mas como pode um gesto natural como aquele realizado por uma jovem tomando um banho inocente ser considerado escandaloso e ofensivo?" explicam os autores do projeto, Anna, Lello, Emanuele e Salvatore Scuotto.

Diante das polêmicas que surgiram na cidade após a apresentação da exibição, Salvatore afirma que "nossa intenção não era escandalizar mas lançar uma provocação cultural. Acredito que o verdadeiro escândalo seria colocar no presépio uma estátua de Bin Laden, Bush ou Berlusconi.

"Operações comerciais, feitas quase que completamente sob comissão, que podem ao máximo arrancar um sorriso do público, mas que não despertam mais curiosidade. Nós procuramos trabalhar sobre estas idéias e representar simplesmente as cenas da vida", explicou Salvatore.

O polêmico presépio ficará exposto em Nápoles na igreja San Severo al Pendino até o dia 8, quando se mudará para a Basílica de San Giácomo em Roma.

As más línguas dizem que tudo não passa de uma presepada. Já o Editor do UOL Tablóide, que de carola não tem nada, não vê nenhuma sacranagem no presépio.

Fonte: Agência Ansa

Nenhum comentário: