sábado, novembro 19, 2005

Tocar um instrumento é bom para o cérebro, diz estudo.

San Francisco (EUA), 17 nov (EFE).- Tocar um instrumento ajuda a melhorar o processamento das palavras, segundo um estudo da Universidade de Stanford (Califórnia) que pode ser de grande utilidade para ajudar crianças com dislexia ou outros problemas de leitura.

O estudo prova pela primeira vez como a música pode ajudar a melhorar a capacidade do cérebro para diferenciar sons que mudam rapidamente, algo indispensável para compreender e utilizar a linguagem.

Esta investigação, que será publicada nos registros da Academia de Ciências de Nova York em dezembro, também pode explicar por que outros estudos anteriores mostraram que tocar um instrumento tem benefícios cognitivos.

"O que é inovador é que há um aspecto específico da linguagem que se transforma nas mentes e cérebros das pessoas que tem conhecimentos sobre música", disse ao San Francisco Chronicle John Gabrieli, ex-professor de psicologia de Stanford.

Isso pode ajudar crianças com problemas para processar a linguagem.

Além deste setor da população, o estudo confirma a noção de que o cérebro não é um órgão imutável, já que é capaz de adaptar-se - o que significa que, com o treinamento adequado, as pessoas podem melhorar sua agilidade mental.

Os pesquisadores fizeram o estudo com adultos, entre eles um grupo que tinha começado a tocar um instrumento antes dos sete anos e que dedicava várias horas por semana a essa prática, sem nunca tê-la interrompido.

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