terça-feira, novembro 08, 2005

Professora pode ser a primeira mulher a ocupar reitoria da USP.

da Folha Online

A pró-reitora de pós-graduação da USP, Suely Vilela, venceu o segundo turno das eleições para a reitoria da universidade, realizado nesta terça-feira. É a primeira vez que uma mulher vai encabeçar a lista de três professores enviada ao governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), a quem caberá escolher o novo dirigente da mais importante instituição de ensino superior do país.

No segundo turno, os votantes elegem três candidatos de uma lista de oito, eleitos em primeiro turno. A lista tríplice é levada ao governador.

Nesta terça, os nomes foram escolhidos após três votações. Na primeira, Suely obteve 154 votos. Ao todo, 300 pessoas estavam autorizadas a votar. Para ser declarado vencedor, o candidato precisava ter a metade dos votos mais um, que totalizava 151. No primeiro pleito, 269 votaram.

Na segunda votação, nenhum dos candidatos obteve mais da metade dos votos. Na terceira, 254 votantes participaram, elegendo os outros dois nomes da lista tríplice. Desta vez, não era mais necessário obter mais da metade dos votos.

Adílson Abreu Avansi, pró-reitor de cultura e extensão, teve 161 votos e Hélio Nogueira da Cruz, vice-reitor e primeiro colocado no primeiro turno, 109.

Pioneira

Segundo a USP, é a primeira vez que uma mulher é a primeira colocada no segundo turno da eleição. Em 97, a professora Myriam Krasilchik, integrou a lista tríplice, mas não estava em primeiro lugar. Na ocasião, o reitor escolhido pelo governo foi Jacques Marcovitch.

A posse do novo reitor da deve acontecer em 26 de novembro.

Nenhum comentário: