quarta-feira, novembro 23, 2005

Cidade no interior de SP vai isolar os mendigos.

A prefeitura da cidade de Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, vai isolar os mendigos em uma fazenda, distante 22 km do centro. A prefeitura pretende, com a medida, dificultar o acesso à cidade, aos bares e aos turistas e fazer um trabalho de recuperação com os moradores de rua. Uma propriedade foi alugada por R$ 1,5 mil ao mês para abrigar os sem-teto.

Na área, localizada no bairro Pirassununga, serão construídos quartos para 40 homens e mulheres, segundo o jornal O Estado de S.Paulo.

Em ronda feita neste mês, a prefeitura encontrou 92 mendigos. A assessoria de imprensa informou que 60% preferiram ganhar passagem de volta para a cidade de origem. Os outros serão levados para a fazenda.

Há dois anos, a administração abriga mendigos na Casa Transitória Lar Cinzel, que recebe R$ 20 mil por mês. A entidade está no bairro Tinga, a 2 km do centro.

A idéia da fazenda surgiu depois que a coordenação do Lar Cinzel desfez a parceria. A prefeitura procura uma entidade para tocar o projeto, semelhante ao do Lar Cinzel, onde os sem-teto trabalham voluntariamente na limpeza, aprendem artesanato e têm atendimento psicológico.

"A maior dificuldade é modificar os hábitos por causa do vício do alcoolismo e das drogas. Arrumamos emprego para alguns e, em dois meses, abandonam", disse a psicóloga da entidade Rejane de Carvalho.

Nenhum comentário: